Passeios por Lisboa

26 Ago, 2017

Este Luso Fonias dá um passeio por Lisboa. A capital portuguesa sofreu nos últimos anos um grande aumento de visitantes e as ruas da Baixa encheram-se de tuk-tuks e de propostas turísticas para todos os gostos. Mas afinal o que vale mesmo a pena visitar em Lisboa? Convidámos para este programa o escritor Tiago Salazar, que no último ano se tem dedicado a guiar turistas pelas sete colinas de Lisboa, e que neste programa deixa algumas dicas para quem quiser conhecer melhor esta cidade com séculos de história e com uma luz única.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘A Lisboa que vale a pena!’

“Cheguei a Lisboa em 1985 para estudar Teologia na Universidade Católica. Fui descobrindo, aos poucos, o centro e as periferias. O centro histórico, as grandes avenidas, a área de Belém…isso era só para me deleitar com o belo da cidade. As periferias, sobretudo os grandes bairros de lata que visitava em missão pastoral, eram para compromisso missionário. Nos três anos que ali vivi, deu para me extasiar com a beleza dos monumentos e da paisagem, mas também para me revoltar com a miséria que humilhava tantos milhares de pessoas, vítimas de uma injustiça social gritante, que parecia pouco importar e importunar as autoridades.

Depois de Paris e Angola, regressei a Lisboa em 1994 e, até hoje, é lá que vivo. Saio muito, mas ali sempre regresso. Conheço muito bem a cidade e suas periferias, bem como as cidades satélites que compõem a Grande Lisboa. Muito mudou para melhor, desde os anos oitenta do outro século. Este milénio acordou mais justo, com os bairros de lata quase todos destruídos (disse ‘quase’, porque ainda sobram alguns!), com os pobres mais acompanhados, seja pelas autarquias, seja por instituições e associações que tentam ajudar os mais frágeis num processo de integração social sempre muito complexo.

Tentando pôr-me na pele de um turista (ou visitante, se preferirem o termo), diria que o que mais atrai em Lisboa é a simpatia e hospitalidade das pessoas. Pelo menos é isso que me dizem as pessoas que me visitam, após terem dado uma volta à cidade, entrado em restaurantes, bares, livrarias e lojas de toda a espécie. E, verdade seja dita, mal seria se assim não fosse! Mas Lisboa também atrai pela monumentalidade das construções nas sete colinas da cidade e nas freguesias que se estendem ao longo do Tejo. Assim, todos gostam de visitar a Sé, o Castelo, S. Vicente, o Panteão Nacional. Gostam de ir ao miradouro de S. Pedro de Alcântara e da Graça. Gostam de ‘passear’ no eléctrico 28 ou nos elevadores/funiculares da Bica ou de S. Justa. Visitam os bairros tradicionais, desde Alfama á Mouraria. Vão aos Jerónimos, á Torre de Belém e ao Centro Cultural, não deixando de comer um pastel de Belém. Visitam os estádios de futebol e os grandes centros comerciais. Tentam experimentar a noite no Bairro Alto. Passeiam pelo Parque Eduardo VII, descendo a Avenida da Liberdade até ao Rossio, atravessando a Baixa Pombalina até á Praça do Comercio, até ao Tejo. E, claro, impõe-se agora ir até ao Parque das Nações, lá onde aconteceu a Expo98 e nasceu uma cidade moderna, banhada pelo rio, com muitos pólos de atração, desde o Oceanário até ao Meo Arena, palco de muitos concertos. Milhares de ‘estrangeiros’ aproveitam para visitar Lisboa por ocasião do Santo António, com uma cidade em festa, com Marchas Populares, muitos concertos e tasquinhas, sobretudo nos bairros.

Lisboa, como cidade de velha cristandade, oferece um património arquitectónico cristão extraordinário. Que dizer do Mosteiro dos Jerónimos, da Catedral, das Igrejas de S. Roque, Encarnação, Mártires e Sacramento, todas ali no Chiado. Ou então, como apreciar conventos como o da Graça ou de S. Vicente de Fora? Isto já para não falar de novas Igrejas premiadas como a do Coração de Jesus!

Lisboa é reconhecida como uma cidade bela, pacífica e atractiva para turistas, sendo uma terra apetecível para os que lá vivem. É importante que continue a ser assim.”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...