Regresso às aulas

16 Set, 2017

Este Luso Fonias é dedicado aos desafios da escola para pais e filhos, na semana que marca o regresso às aulas em Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Para nos falar sobre esta temática contamos com o testemunho do psicólogo Tiago Ribeiro, especialista em crianças e adolescentes, acerca das dúvidas e ansiedades que os pais enfrentam em relação ao percurso escolar dos seus filhos.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Obrigado, meu Bispo!

“Há notícias que fulminam mais que tiros de metralhadora e emocionam profundamente. Esta foi uma delas: a morte repentina de D. António Francisco, o meu querido Bispo do Porto.

Era um pastor simples, próximo, com cheiro às ovelhas, como pedia o Papa Francisco. Gastava dias e dias a visitar os seus padres doentes ou idosos. Investia muito da sua Missão episcopal nas longas conversas com os seus padres e com o povo, sobretudo no quadro das habituais visitas pastorais. Encantava pela serenidade que irradiava e pela alegria que transmitia na sua relação próxima com todos.

Partiu sem dar sinais, na noite de hoje, após uma Peregrinação a Fátima que congregou mais de 30 mil pessoas da Diocese do Porto. Vimos lá um Bispo feliz, qual pastor no meio do seu rebanho amado. A sua morte provocou um choque enorme e uma consternação que só se tem por quem se ama. A onda de dor que se gerou e vai aumentando prova a grandeza de alma deste Homem de Deus, todo ele dedicado ao povo que a Igreja foi confiando ao longo 69 anos da sua vida.

Conheci-o quando ele era Bispo Auxiliar de Braga. Chamava a atenção o seu sotaque de Cinfães mas, sobretudo, a simpatia das suas palavras e gestos. Mais tarde seria nomeado Bispo do Porto e passou a ser o meu Pastor. Presidiu ao funeral da minha Mãe. Prefaciou com amizade um dos meus livros (´Crónicas com Missão’) e deu-me a alegria de o vir apresentar à minha paróquia natal, a Foz do Sousa (Gondomar). Não faltou ao convite para as minhas Bodas de Prata Sacerdotais, participando no jantar de confraternização que congregou centenas de pessoas no belíssimo pomar da Paróquia, ali junto ao Rio Sousa. Também nos deu a alegria de participar nas Bodas de prata Sacerdotais do P. Álvaro Rocha, meu pároco.

Os últimos tempos foram conturbados para os Espiritanos com a doença inesperada e a morte prematura do P. José Manuel Sabença, natural de Lamego e nosso Assistente Geral em Roma. Como viveu no Porto o seu calvário (e a sua morte), tinha uma visita frequente e animadora: a de D. António Francisco, Bispo do Porto. Quantas vezes D. António me ligava a partilhar o encontro tido e a preparar-me para a morte do meu confrade que se desenhava na linha do horizonte.

Sempre que nos encontrávamos, em Fátima ou aqui no Porto, era uma alegria. Muitas vezes me ligava para conversarmos sobre assuntos pastorais, quer relativos á Missão, quer à Diocese. Ainda na semana passada me tinha telefonado, fazendo um pedido que vou tentar cumprir de alma e coração.

Que descanse em paz este grande Homem de Deus e do Povo. A Missão estava-lhe no coração. Obrigado, meu Bispo!”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...