Leigos para o Desenvolvimento

14 Out, 2017

Leigos para o Desenvolvimento

by Carmo Fernandes

Este Luso Fonias dá voz a um grupo missionário, neste mês de Outubro que a Igreja dedica às missões. Neste programa contamos com o testemunho de Carmo Fernandes, diretora executiva dos Leigos para o Desenvolvimento, uma organização católica que, em 31 anos de atuação, já enviou 400 voluntários em missão para vários países do espaço lusófono.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Outubro rima com Missão’

“‘A Igreja é missionária ou não é a Igreja de Cristo’ – é o Papa Francisco quem o diz na Mensagem para o Dia Mundial das Missões, a celebrar a 22 de Outubro. ‘A Missão no coração da Fé Cristã’ é o tema desta jornada que nos atira para Cristo, como Caminho, Verdade e Vida.

O Papa Francisco recorda que a Igreja não é uma organização social e humanitária, mas a Comunidade dos Baptizados que seguem Cristo, remando contra ventos e marés. Pede uma Igreja de portas abertas, vivendo uma espiritualidade de peregrinação. Na parte final da Mensagem, o Papa apresenta os jovens como os mais sensíveis à Missão laical, sempre prontos a partir para projetos de voluntariado missionário. Daí a convocação de um Sínodo com o tema ‘os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

O Mês da Missão é também o Mês do Rosário, sendo Maria apresentada como a missionária por excelência, que soube dizer ‘sim’ a todos os projetos que Deus quis que passassem pela sua disponibilidade para servir.

A Igreja em Portugal produz, ano após ano, o ‘Guião Missionário’, distribuído por todas as comunidades cristãs. Ajuda a viver o mês de Outubro, mas atira muito para além dele, tendo agora o título de ‘Guião Missionário’. Para além da mensagem do Papa, tem mensagens do Presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização e do Presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes. Depois, seguem-se temas de reflexão para todas as semanas de Outubro, bem como propostas de meditações para o Rosário e a Via Sacra. Há dois grandes temas: ‘os pés dos que anunciam a paz’ e ‘tráfico humano’. Finalmente, há uma Vigília Missionária e uma celebração para a Infância Missionária.

Este ‘Guião Missionário’ já tem 20 anos de edição e vai crescendo na sua divulgação e utilização por mais e melhor missão em Portugal, podendo inspirar o aparecimento de projetos equivalentes noutras paragens do nosso grande espaço lusófono.

Fátima celebrou o seu ano centenário e este Guião recorda-o na apresentação, citando o Papa Francisco na visita a Portugal onde a dimensão missionária esteve sempre presente: ’semeou ternura, apelou ao futuro, deu lugar à esperança’.

Este Guião vai pôr o coração dos cristãos a bater ao ritmo do coração de Deus e da Igreja que o Papa Francisco quer sempre em saída, em direção às periferias e às margens.”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...