Relatório sobre Cooperação para o Desenvolvimento 2017 – Dados para o Desenvolvimento

27 Out, 2017

Saber onde e como são aplicadas as verbas dos programas de desenvolvimento não é apenas importante para os beneficiários dessa verba, cujo impacto na sua vida é diário e imediato, mas também para todos os que contribuíram para a disponibilização dessa verba e para todos os que promovem a justiça social, ou seja para todos nós!

Os dados do Apoio Oficial ao Desenvolvimento (AOD) para apoiar os objetivos de desenvolvimento global representaram um dos seus valores mais altos , no entanto verificamos que o AOD  direcionada aos países que mais necessitam entrou em declínio .

O relatório de junho de 2017 sobre o Agenda 2030 revela que o progresso é lento e que os dados estão incompletos.

Mas esta é a altura de evidenciar sem qualquer dúvida que o investimento no desenvolvimento tem impacto na vida das pessoas e que promove um mundo mais seguro, estável e próspero. Os dados sobre o desenvolvimento têm a capacidade de ampliar histórias humanas além das fronteiras dos estados frágeis e menos desenvolvidos. O futuro da cooperação para o desenvolvimento depende de evidências concretas sobre o impacto que o AOD tem e que pode ter  com investimentos maiores e orientados.

No sumário disponibilizado em português a importância dos dados é evidenciada “Os dados são um pré‑requisito para a concretização da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável, e para garantir que ninguém fica excluído. O Relatório sobre Cooperação para o Desenvolvimento 2017 incide nos dados para o desenvolvimento, uma vez que dados de qualidade, atempados e desagregados são cruciais para a concretização do objetivo primordial do desenvolvimento: melhorar o bem‑estar das pessoas e combater a pobreza. Existe, contudo, um risco importante de a escassez continuada de dados básicos em países desenvolvidos sobre pessoas e o planeta, e incentivos e capacidade insuficientes para superar essas deficiências, dificultarem o progresso.

Face a esta importância o relatório recomenda seis ações concretas para aproveitar ao máximo o poder dos dados para o desenvolvimento sustentável.”

Mais em: http://www.oecd-ilibrary.org/sites/7b203a4a-pt/index.html?itemId=/content/summary/7b203a4a-pt&mimeType=text/html

Últimas notícias…

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Tantas vezes digo ao orvalho sou como tu é o nome da nova exposição que inaugura quinta-feira, dia 1 de outubro, às 18h, na Brotéria. Refletir sobre a problemática ambiental, percecionada através dos sentidos que os artistas nos provocam, foi o propósito...

read more