Finanças Pessoais

4 Nov, 2017

Neste Luso Fonias falamos sobre algumas formas de gerir melhor o orçamento familiar e poupar mais dinheiro. Na passada terça-feira foi o Dia Mundial da Poupança e, por isso, neste programa contamos com o testemunho de João Raposo, especialista em finanças e autor do livro “Doutor Finanças” para nos dar alguns conselhos práticos sobre a forma como podemos governar o nosso dinheiro da melhor maneira.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Com os guaranis do Paraguai’

“Domingo foi Dia Mundial das Missões em todo o mundo e, por isso mesmo, também aqui no Paraguai. Tive a alegria imensa de participar no jubileu de ouro da chegada dos primeiros Missionários Espiritanos ao mundo guarani. Sim, a opção não foi a de instalar-se na capital, mas de andar 300 kms de terra batida e parar no coração das terras guaranis, lá em Lima onde os senhores caciques tinham tudo e ‘quase’ escravizavam o povo simples de raiz indígena.

Os Espiritanos nestes 50 anos têm sido voz deste povo sem voz – como tão bem o referiu o Bispo, D. Pedro Juvinbile, um Espiritano canadiano que cá veio parar e por aqui ficará para sempre – afirmou-o! Ele veio em primeira nomeação e deixou marca no coração deste povo. Uma das iniciativas que lançou e que eu pude um dia acompanhar e viver foi o projeto ‘gotas de amor’ para apoiar crianças de rua no enorme mercador abastecedor de Fernando la Mora, nas periferias da capital. Todos os sábados, um grupo de voluntários acompanha os Espiritanos na distribuição de uma refeição quente às muitas crianças que enchem as ruas do mercado à procura de algo para sobreviver. E, como é fácil de deduzir, elas são presa garantida para todo o tipo de abusos e tráficos. O dia que vivi nesta missão das ‘gotas de amor’ encheu-me de dor porque falei com muitas destas crianças durante a refeição e percebi bem a tragédia que é a sua vida quotidiana. Senti também a alegria de pertencer a uma Congregação que olha com predilecção para os mais pequeninos e pobres.

A celebração oficial dos 50 anos da chegada dos Espiritanos ao Paraguai teve lugar em Lima, com mais de 500 pessoas a participar em festa e com a ‘municipalidad’ a declarar dia de interesse municipal, dando todos os apoios ao acontecimento. Foram convidados de todas as paróquias onde os Espiritanos trabalham. Estiveram lá os 12 heróis, ou seja, os 12 Padres Espiritanos que se mantêm de pedra e cal numa missão difícil, a de estar com os paraguaios mais pobres. Estivemos lá convidados de Portugal, Espanha, México, Porto Rico, Estados Unidos, Canadá e Polónia, países que muito têm investido neste projecto missionário.

O futuro é incerto e as dificuldades que se apresentam diante dos Espiritanos são enormes. Mas há alegria e esperança, sendo o grupo muito jovem e promissor, com padres da Nigéria, Portugal, Cabo Verde, Polónia, México, Angola e Espanha. Mais internacionalidade é difícil!

Os últimos dias foram por mim passados no Noviciado de toda a América Latina, em San Lorenzo, nas periferias de Assunção. Os Espiritanos animam a Paróquia da Senhora do Rosário com uma quinzena de Comunidades, numa área grande onde está o  famoso hospital pediátrico visitado pelo papa Francisco no ano passado. Pude visitar e celebrar em algumas destas comunidades onde saber guarani é quase uma exigência pastoral. São periferias pobres e bastante inseguras, mas com um povo simples, simpático e sempre a receber de braços abertos quem visita.

O futuro a Deus pertence, mas quero crer que a presença Espiritana no Paraguai terá mais ‘investimento’ e, assim, mais e melhor compromisso com os pobres que têm direito a um futuro melhor.”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...