Relações comerciais Portugal – Angola

18 Nov, 2017

Relações comerciais Portugal - Angola

by João Luís Traça

Este Luso Fonias tem como tema a economia angolana e as relações comerciais entre Portugal e Angola. Temos como convidado João Luís Traça, presidente da Câmara de Comércio Portugal-Angola, que comenta a situação da economia angolana e partilha quais são as maiores oportunidades de investimento naquele país.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Missão com ecologia integral’

“A Casa das Irmãs de S. José de Cluny, em Torres Novas, acolheu a Assembleia anual dos Animadores das Congregações Missionárias.

A Prof Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, falou da encíclica ecológica do Papa Francisco, a ‘Laudato Si’, propondo a mudança do nosso estilo de vida que produz muitos agentes poluentes, ataca a biodiversidade e gera pobreza. Referiu a recente onda de incêndios e a seca que vitimam Portugal como indicadores de uma ecologia atacada. Propôs um olhar para a Agenda 20-30 da ONU para um desenvolvimento sustentável.

O P. António Martins, da Universidade Católica, lançou o desafio da conversão ecológica – proposto pelo Papa Francisco -, com a adopção de um estilo de vida mais simples, um estilo profético-cristão de cuidado da vida, pois a vida é um circuito de interdependências.

Manuel Pelino, a terminar funções de Bispo de Santarém, falou de Francisco como um Papa ecológico, a pedir a tal cultura do cuidado e do encontro num mundo marcado pelo descarte, o abandono e a indiferença. Presidiu à Eucaristia de encerramento, pedindo mais e melhor Missão, em nome de uma ecologia integral.

Como conclusões, os participantes dispõem-se: a ajudar mais as dioceses na criação e/ou dinamização dos Centros Diocesanos Missionários; a incentivar mais sacerdotes, Religiosos/as e Leigos a participar no Curso de Missiologia e Jornadas Missionárias Nacionais; a divulgar mais o ‘Guião Missionário’; a insistir com a Faculdade de Teologia para o regresso da Missiologia ao curriculum do Mestrado Integrado; a dar o maior contributo para que se apronte a nova Exposição Missionária itinerante; a fazer de Outubro de 2019 um grande mês missionário, marcado por um Congresso e outros momentos fortes de Missão.

E, sobretudo, estes Missionários querem investir o seu melhor no empenho por compromissos ecológicos sérios. O Papa Francisco fala de uma ecologia integral que leve a respeitar a natureza e a amar os pobres. A Igreja tem de estar sempre numa atitude de saída, na direcção das periferias e margens da nossa história.

Recorda o Papa na encíclica Laudato Si: ‘É necessário voltar a sentir que precisamos uns dos outros, que temos uma responsabilidade para com os outros e o mundo, que vale a pena ser bons e honestos’ (LS, nº229). E, mais á frente conclui:’A Igreja propôs ao mundo o ideal de uma ’civilização do amor’. O amor social é a chave para um desenvolvimento autêntico’ (LS, nº 231).

Fica o desafio e a responsabilidade!”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...