Mosaiko facilita formação sobre o direito à educação na Huíla

26 Nov, 2017

O Mosaiko facilitou uma formação sobre o Direito à Educação, de 22 a 24 de Novembro, na comuna do Dongo, município da Jamba Mineira, província da Huíla.

A actividade enquadrou-se no âmbito do projecto Direitos Humanos e Cidadania e foi dirigida aos funcionários públicos, autoridades tradicionais, jovens e líderes comunitários; num total de 74 pessoas, das quais 63 homens e 11 mulheres.

A formação teve como objectivos: dar a conhecer a comunidade a Lei de base da Educação; fazer os participantes reflectir sobre a realidade da educação na localidade; relacionar o Direito à Educação com os Direitos Humanos; e promover a reflexão sobre os papéis dos diferentes agentes educativos.

Durante os três dias, a equipa do Mosaiko reflectiu com os participantes sobre o contexto da educação na localidade, os Direitos Humanos e Direito à Educação, os agentes educativos; o regulamento de escola; a Educação de Adultos; e os Objectivos do Milénio (nº4 – Educação).
Segundo a assessora de direcção Daniela Lima, a visão de fundo da formação é ter uma comunidade mais envolvida com a Educação e com maior capacidade para resolver os problemas ligados a este sector social e gestores escolares com maior conhecimento da Lei.

A equipa facilitadora foi constituída pelo director do Mosaiko frei Júlio Candeeiro, a assessora de direcção Daniela Lima e o assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos, Filipe Pedro.

A actividade foi organizada pelo Sub-núcleo de Direitos Humanos do Dongo e teve o apoio da Misereor e da Fundação Fé e Cooperação (FEC).

Notícia do Mosaiko – ver original aqui.

Últimas notícias…

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Tantas vezes digo ao orvalho sou como tu é o nome da nova exposição que inaugura quinta-feira, dia 1 de outubro, às 18h, na Brotéria. Refletir sobre a problemática ambiental, percecionada através dos sentidos que os artistas nos provocam, foi o propósito...

read more