Cerimónia de Abertura da Formação de Inquiridores

30 Nov, 2017

Na manhã de dia 29 de novembro, na sala de reuniões do Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES), em Bissau, teve lugar a Cerimónia de Abertura da Formação de Inquiridores, para a realização de um levantamento de dados, a nível nacional, na área da Educação de Infância. Esteve presente na mesa de abertura, Geraldo Indeque, diretor-geral de Ensino, Sofia Alves, representante da FEC na Guiné-Bissau, Fábio Sousa, Adido para a Cooperação da Embaixada Portuguesa na Guiné-Bissau e Carla Jauad, Responsável do Desenvolvimento da Pequena Infância da UNICEF na Guiné-Bissau.

Este estudo será desenvolvido no âmbito da parceria entre o Ministério da Educação e Ensino Superior, através da Direção Geral do Ensino – Direção de Serviço da Educação Pré-Escolar e da Pequena Infância (MEES/DGE-DSPEPI) e a FEC – Fundação Fé e Cooperação, ao abrigo do PARSE (Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau), apoiado pela Cooperação Portuguesa.

Sofia Alves sublinhou a importância da sistematização de um estudo que, na visão de Fábio Sousa, se debruça sobre “uma parte muito importante na Guiné-Bissau”: o futuro que reside na Educação de Infância enquanto uma “oportunidade de acabar com preconceitos, de formar valores” por uma cultura “de paz, de democracia, pelos Direitos Humanos”. Na opinião de Geraldo Indeque, três anos à frente da Direção-Geral de Ensino, este estudo “é um marco para o país com o mapeamento deste sub-setor, há muito falado, para se poder decidir com base em dados precisos para tomarmos decisões concisas e corretas”. Decisões que possam dar as condições necessárias para que as crianças “prossigam com os estudos no Ensino Básico” e que tenham um “melhor aproveitamento escolar”.

A FEC congratula-se com as mais de 1.000 candidaturas recebidas para colaboração neste levantamento a nível nacional e agradece a todos os candidatos a sua disponibilidade e interesse.

Para saber mais: https://www.fecongd.org/project/programa-de-apoio-a-reforma-do-sistema-educativo-na-guine-bissau-parse/

Últimas notícias…