Arranque da Iniciativa “Ser Criança”

9 Dez, 2017

O final da tarde de 8 de dezembro no Centro Cultural Português contou com vozes de toda a Guiné-Bissau a ecoar. Pessoas curiosas que vieram testemunhar o processo de recolha de centenas de canções tradicionais por todas as regiões do país, unidas em torno dos cuidados, da proteção, da transmissão de conhecimento, nas diferentes línguas que compõem a Guiné-Bissau. Foi a riqueza de um momento que se quer continuar a partilhar na promoção CD “Nha Mininu”, a primeira compilação de canções tradicionais infantis guineenses, para que o maior número de pessoas possível possa aceder a este património.

Para além do lançamento desta obra, desenvolvida no âmbito do projeto Cultura i nô balur, dia 8 teve ainda lugar a inauguração da exposição fotográfica “Ser Criança”, que seguirá no CCP até dia 15, no encerramento do projeto Bambaran di Mininu: Observatório Nacional dos Direitos da Criança – Fase II.

Entre os dias 11 e 15 de dezembro foram realizadas atividades lúdico-pedagógicas na Casa dos Direitos, para grupos de crianças do pré-escolar e do ensino básico, e, dia 15 pelas 15h00, sempre na Casa dos Direitos, teve lugar a apresentação dos dados preliminares do Relatório “Mininus di Kriason”.

“Cultura i nô balur”, um projeto da FEC desenvolvido em parceria com a Universidade Católica da Guiné-Bissau, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a Afectos com Letras, a Associação de Escritores da Guiné-Bissau e a Ente Nazionale Giuseppini del Murialdo (ENGIM), financiado pela União Europeia, pela Misereor e pela Cooperação Portuguesa. Esta rede de parcerias tem como objetivo contribuir para a promoção do património cultural guineense de um modo inclusivo e sustentável, favorecendo o acesso da população guineense a bens e serviços culturais.

“Bambaran di Mininu” é um projeto implementado pela Cáritas da Guiné-Bissau, em parceria com a FEC, que visa contribuir para o respeito efetivo dos direitos da crianças na Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa.

Últimas notícias…