Parceria Sumol+Compal – Chegar mais longe

20 Dez, 2017

A Sumol+Compal, em colaboração com a FEC – Fundação Fé e Cooperação, fez chegar, entre 4 e 15 de dezembro, 2000 kits escolares aos alunos de 25 escolas do Ensino Básico na região de Gabú.

Os kits – composto cada um por mochila, estojo e 3 cadernos – foram distribuídos nos 5 setores da região de Gabú, nomeadamente a escolas de Boé, Pirada, Pitche, Sonaco e Gabú. Esta iniciativa procurou chegar “a alunos de escolas mais longínquas dos centros urbanos e com mais dificuldades de acesso a materiais escolares”, relata Alexandra Pereira, gestora do Programa de Educação da FEC. “Optámos pela região de Gabú pelo conhecimento que temos da região, pela proximidade à Direção Regional de Educação e por projetos implementados pela FEC e seus parceiros na região, como o Firkidja di Skola e PARSE (Programa de Apoio à Reforma do Sistema Educativo na Guiné-Bissau)”, precisa.

Já Ryan Ferreira, representante da Sumol+Compal na Guiné-Bissau, sublinha a importância da presença da FEC em múltiplas escolas do país, no seio de uma iniciativa que a empresa leva a cabo há alguns anos noutros países, como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: “A FEC era a organização que fazia sentido para esta parceria. Aqui na Guiné-Bissau, este vai ser o primeiro ano de uma iniciativa que se quer passar a fazer todos os anos. A ideia é que esta iniciativa seja contínua e se veja futuramente com a FEC o que é mais útil, tendo a FEC mais noção da realidade e das necessidades locais”, conta.

Durante a distribuição dos materiais a 2000 alunos, foi possível registar a importância de se fazer chegar mais materiais que complementem a ação dos agentes educativos no terreno, reforcem o processo de aprendizagem e potenciem a integração escolar.

Últimas notícias…