Lançamento de 2018

6 Jan, 2018

Neste Luso Fonias, contamos com o testemunho do jornalista Octávio Carmo, da Agência Ecclesia, para nos apresentar os principais acontecimentos da Igreja neste novo ano.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Um 2018 com inspiração!’

“Desejo a quantos me lerem um 2018 inspirado e abençoado! Esta foi a mensagem-desejo que mais escrevi nas redes sociais e mais disse a quem encontrei nesta viragem de ano. Creio que o ano será bom se a inspiração do Espírito Santo marcar o ritmo das nossas decisões e se a bênção de Deus der forma e sentido operacional às nossas acções.

2018 terá duas grandes marcas, a nível da Igreja: o Sínodo sobre as novas gerações e o Congresso Missionário Americano. Não conhecemos, por completo, a agenda do Papa Francisco para sabermos já onde ele irá. Ele habituou-nos a agradáveis surpresas e vamos tê-las, estou certo!

Quando o Papa Francisco foi a Cracóvia, na Polónia, às Jornadas Mundiais da Juventude, deixou alguns desafios aos mais novos que agora irão ser agarrados na preparação e na celebração do Sínodo que aí vem. Ele disse que todos temos passar pelo mundo e pela vida imprimindo marcas de qualidade. Lembrou que a vida é um jogo de futebol em que todos somos titulares, não havendo espaço para bancadas ou banco de suplentes. Este espírito positivo, feliz e construtivo vai saltar para o Sínodo que assenta sobre o compromisso sério, ousado e empenhado das novas gerações na Igreja e na sociedade. Há grandes investimentos a fazer junto dos mais jovens no que diz respeito ao seu crescimento na Fé. Também há que apostar muito no discernimento vocacional para gerar felicidade e compromisso, evitando vidas à deriva. O Papa Francisco tem a firme convicção de que aquilo a que nós chamamos de ‘falta de vocações’ é apenas um sintoma de um discernimento vocacional mal feito, pois Deus continua a chamar para todas as missões, incluindo a de padre ou de religiosa ou religioso. Os jovens têm de sentir que há lugar para eles na Igreja, pois a sua Missão é fundamental para garantir presente e futuro, alegre, criativo e feliz.

Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, está a preparar-se para acolher o Congresso Missionário de toda a América. É caso para dizer que todos os caminhos, do Canadá à Argentina, irão dar a Santa Cruz. Estive lá, participei no fim de uma reunião dos quatro Bispos e dos Padres do Conselho Presbiteral desta Diocese boliviana e pude ver o investimento de organização que está a ser feito para que o evento seja um enorme sucesso pastoral. Já está publicado o Documento de Trabalho que promete acesas discussões quanto ao futuro da Igreja no continente americano.

2018 será um grande ano. Cá dentro e lá fora, não haverá mãos a medir! Exigem-se compromissos de seriedade por um mundo mais marcado pela justiça, a paz, o amor e alegria, os grandes valores do Reino de Deus.

Como pediu o Papa em Cracóvia, equipemo-nos a rigor, entremos em campo e façamos, este no, o jogo da nossa vida: queremos um mundo melhor e vamos tê-lo!

Um 2018 abençoado e inspirado!”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...