Round 1

15 Jan, 2018

A primeira reunião da plataforma multipartida de alto nível da Comissão sobre o seguimento a dar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas teve lugar no dia 10 de janeiro de 2018, numa tentativa clara da Comissão Europeia demonstrar que os ODS estão no cerne da sua atuação.

Com o lançamento da plataforma, procura-se refletir uma nova abordagem de cooperação, reunindo representantes do meio académico, das organizações não governamentais (ONG), das empresas, da sociedade civil, do Comité Económico e Social Europeu, do Comité das Regiões Europeu e da Comissão. Organizações internacionais como o Banco Mundial, as Nações Unidas e a Rede Europeia de Desenvolvimento Sustentável (ESDN) participaram como observadores.

Na primeira reunião, os membros da plataforma concordaram em dar um contributo conjunto para o documento de reflexão da Comissão, intitulado «Rumo a uma Europa sustentável em 2030», que foi anunciado no programa de trabalho da Comissão para 2018 e será adotado ainda este ano. Os membros da plataforma também identificaram várias prioridades para debate futuro.

Mas porque o desenvolvimento é uma responsabilidade partilhada a Comissão convida membros do público a apresentar as suas sugestões com vista ao acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão então transmitidas aos membros da plataforma.

Últimas notícias…