Próximas etapas

18 Jan, 2018

Quando em 2015 a Agenda 2030 das Nações unidas foi adotada, a União Europeia assumiu imediatamente o seu compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com o principal objetivo da Agenda: erradicar a pobreza e alcançar o desenvolvimento sustentável, não deixando ninguém para trás.

De acordo com os documentos e comunicações apresentados pela Comissão Europeia, o desenvolvimento sustentável é integrado nos principais projetos transversais, bem como nas políticas e iniciativas setoriais, sendo que os ODS estão já a ser prosseguidos através de muitas das políticas da UE e estão integrados nas dez prioridades da Comissão.

A Comunicação da CE “Próximas etapas para um futuro europeu sustentável. Ação europeia para a sustentabilidade” apresenta a cartografia das políticas europeias que contribuem para os ODS, identificando para cada ODS quais as políticas da UE que estão já estão em vigor, e também qual o contributo das 10 prioridades da Comissão para a Agenda 2030.

Nesta Comunicação a CE não se esquece de mencionar o papel central que a política de desenvolvimento da UE desempenha na Agenda 2030, nem o papel fundamental da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento. “A coerência das políticas para o desenvolvimento constitui um elemento essencial da resposta da UE ao desafio do desenvolvimento sustentável consagrado nos Tratados europeus.”

Ainda com vista à aplicação da Agenda 2030, a UE comprometeu-se a impulsionar a aplicação da Agenda 2030 juntamente com os governos dos países da UE, o Parlamento Europeu, outras instituições europeias, organizações internacionais, organizações da sociedade civil, cidadãos e outras partes interessadas e a lançar uma plataforma multilateral de alto nível, que apoie o intercâmbio de boas práticas em matéria de aplicação da Agenda 2030 em todos os setores, a nível nacional e europeu

Estaremos de facto, em 2018 mais perto de garantir que estamos no caminho certo para assegurar que ninguém é deixado para trás?

Últimas notícias…