Parceria Europeia para a Integração

20 Jan, 2018

Sabe o que é a Parceria Europeia para a Integração? Para a União Europeia e para os seus parceiros sociais e económicos é uma oportunidade para os refugiados que residam legalmente na UE se integrarem no mercado de trabalho europeu.

A Parceria para a Integração estabelece princípios fundamentais para a integração dos refugiados no mercado de trabalho, incluindo a prestação de apoio nas fases mais precoces, garantindo que a integração beneficiará os refugiados, a economia e a sociedade em geral.

Estudos realizados consideram que os refugiados enfrentam obstáculos significativos para aceder ao emprego e são um dos grupos mais vulneráveis de nacionais de países terceiros no mercado de trabalho. Em 2014, a taxa de emprego dos refugiados foi inferior em 15-20 % à das pessoas nascidas no país, sendo no grupo das mulheres que se registam as taxas de emprego mais baixas. Face à escassez de competências e às necessidades do mercado de trabalho, não aproveitar o potencial dos refugiados na UE é um desperdício de recursos, tanto para os próprios como para a economia e a sociedade no seu conjunto. Garantir a integração dos refugiados não é apenas uma visão humanista e social, mas também uma oportunidade para a consolidação e reforço dos mercados de trabalho da UE, e uma oportunidade de fazer face aos desafios demográficos.

Mais em: https://ec.europa.eu/migrant-integration/home

Últimas notícias…