Presentes Solidários: 2.210 presentes angariados em 2017 – balanço da campanha que Dá a Duplicar!

1 Fev, 2018

Desde 2006, a campanha Presentes Solidários já conseguiu angariar mais de 30.000 bens e serviços destinados a comunidades carenciadas de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Iraque e Sudão do Sul. Na edição de 2017 conseguimos um total de 2.210 Presentes Solidários que agora serão entregues às comunidades de antemão identificadas em cada país pelos parceiros da FEC – Fundação Fé e Cooperação.

Ao todo, em 2017, registámos 432 encomendas de presentes solidários, que têm como mote “dar a duplicar”. Oferecer um Presente Solidário é oferecer uma oportunidade de participar na construção de mundo mais justo e solidário. São muitas as pessoas que já fazem destes presentes uma oferta habitual aos seus familiares e amigos na época natalícia. Todos os anos são surpreendidos com novos presentes que traduzem novas necessidades e desafios a superar. E são estes presentes que tornam o Natal de muitas famílias uma ocasião de solidariedade e um motivo de partilha com outras famílias e comunidades que estão distantes.

Podemos dizer que esta campanha aproxima povos e culturas e torna-nos participantes e ativos na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Quando optamos por oferecer um Presente Solidário a um amigo ou familiar não estamos a oferecer um presente igual a tantos outros. Sabemos que é um presente que causa surpresa, espanto e admiração. É também um presente que nos torna próximos de uma realidade muito diferente do nosso quotidiano e, por isso, causa muitas vezes desconforto e leva-nos a questionar os nossos hábitos diários, por mais simples que sejam. Oferecer um conjunto de cimento e tijolos a uma família yazidi (Presentes Solidários 2017 para o Iraque) que regressa agora à sua casa destruída pela guerra, compromete-nos com o futuro destas pessoas que até agora estavam deslocadas.

Sabemos o quanto é importante garantir às pessoas que participam na Campanha, que o seu donativo chega efetivamente às comunidades desfavorecidas apoiadas por esta iniciativa. Por isso, em articulação com os parceiros no terreno, a FEC procura que este processo de compra e entrega dos presentes seja o mais célere possível e possa sempre ser testemunhado com fotos, vídeos ou testemunhos escritos que atestam o agradecimento profundo destas comunidades. Por isso, ao longo dos próximos meses, poderemos acompanhar este processo no site da campanha, em http://www.presentessolidarios.pt, e também na página da campanha no facebook, em https://www.facebook.com/presentessolidarios.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more