Presentes Solidários: 2.210 presentes angariados em 2017 – balanço da campanha que Dá a Duplicar!

1 Fev, 2018

Desde 2006, a campanha Presentes Solidários já conseguiu angariar mais de 30.000 bens e serviços destinados a comunidades carenciadas de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Iraque e Sudão do Sul. Na edição de 2017 conseguimos um total de 2.210 Presentes Solidários que agora serão entregues às comunidades de antemão identificadas em cada país pelos parceiros da FEC – Fundação Fé e Cooperação.

Ao todo, em 2017, registámos 432 encomendas de presentes solidários, que têm como mote “dar a duplicar”. Oferecer um Presente Solidário é oferecer uma oportunidade de participar na construção de mundo mais justo e solidário. São muitas as pessoas que já fazem destes presentes uma oferta habitual aos seus familiares e amigos na época natalícia. Todos os anos são surpreendidos com novos presentes que traduzem novas necessidades e desafios a superar. E são estes presentes que tornam o Natal de muitas famílias uma ocasião de solidariedade e um motivo de partilha com outras famílias e comunidades que estão distantes.

Podemos dizer que esta campanha aproxima povos e culturas e torna-nos participantes e ativos na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Quando optamos por oferecer um Presente Solidário a um amigo ou familiar não estamos a oferecer um presente igual a tantos outros. Sabemos que é um presente que causa surpresa, espanto e admiração. É também um presente que nos torna próximos de uma realidade muito diferente do nosso quotidiano e, por isso, causa muitas vezes desconforto e leva-nos a questionar os nossos hábitos diários, por mais simples que sejam. Oferecer um conjunto de cimento e tijolos a uma família yazidi (Presentes Solidários 2017 para o Iraque) que regressa agora à sua casa destruída pela guerra, compromete-nos com o futuro destas pessoas que até agora estavam deslocadas.

Sabemos o quanto é importante garantir às pessoas que participam na Campanha, que o seu donativo chega efetivamente às comunidades desfavorecidas apoiadas por esta iniciativa. Por isso, em articulação com os parceiros no terreno, a FEC procura que este processo de compra e entrega dos presentes seja o mais célere possível e possa sempre ser testemunhado com fotos, vídeos ou testemunhos escritos que atestam o agradecimento profundo destas comunidades. Por isso, ao longo dos próximos meses, poderemos acompanhar este processo no site da campanha, em http://www.presentessolidarios.pt, e também na página da campanha no facebook, em https://www.facebook.com/presentessolidarios.

Últimas notícias…

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Tantas vezes digo ao orvalho sou como tu é o nome da nova exposição que inaugura quinta-feira, dia 1 de outubro, às 18h, na Brotéria. Refletir sobre a problemática ambiental, percecionada através dos sentidos que os artistas nos provocam, foi o propósito...

read more