Defesa do consumidor

10 Mar, 2018

Defesa do Consumidor

by Pedro Lourenço

Este Luso Fonias é dedicado à defesa do consumidor. No dia 15 de março, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. Para assinalar esta data, procuramos conhecer o Portal da Queixa, um site onde os consumidores podem apresentar reclamações sobre compras e serviços mal sucedidos, e onde as marcas têm a oportunidade de dialogar com os seus consumidores para resolver estes problemas. Para nos falar sobre este projeto contamos com Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, que nos diz também quais são as queixas mais frequentes e os resultados positivos que tem tido.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Caminhos de Salvação’

“Ninguém gosta de se perder, todos nos queremos salvar. Contra este tipo de convicções não há muito que lutar. Mas o que é sempre mais discutível é o caminho que se escolhe para alcançar a felicidade, ou, se queremos uma palavra mais religiosa, a Salvação.

O mundo está a viver tempos de profunda mudança cultural, toda a gente o diz e o sente. Estas mutações radicais baralham as pessoas que têm muita dificuldade em situar-se, em discernir, em saber o que salva, em perceber os caminhos de Salvação que Deus abre e aponta.

O Papa Francisco não se tem cansado de alertar para certas atitudes que constituem um desvio de caminho, em relação às propostas gravadas nas páginas dos Evangelhos. Está sempre a pedir que evitemos cair em dois erros comuns: o de querer viver apenas pelo que dita a própria cabeça, achando que cada um se salva a si mesmo; o de se fechar num subjectivismo que considera a salvação apenas como algo de espiritual, sem ligação a nada de corpóreo ou material.

Seguindo estas orientações do Papa, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou, a 22 de Fevereiro, uma Carta sobre alguns aspectos da Salvação cristã. Diz, em síntese, que a Salvação consiste na nossa união com Cristo. Recorda que ‘a salvação plena da pessoa não consiste nas coisas que o homem poderia obter por si mesmo, como o ter ou o bem-estar material, a ciência ou a técnica, o poder ou a influência sobre os outros, a boa fama ou a auto-realização’. Não é isso. Acrescenta a Carta: ‘a Boa Nova tem um nome e um rosto: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador’. Ele é apresentado como ‘iluminador e revelador, redentor e libertador’.

A Salvação trazida por Cristo não anda por aí à deriva, é recebida num lugar: ‘a Igreja’. A vivência dos Sacramentos facilita o acesso dos cristãos à Salvação. Viver em Cristo ‘requer, de maneira especial, o cuidado pela humanidade sofredora de todas as pessoas, através das obras de misericórdia’.

E mais: ser cristão implica ser missionário, anunciador do Evangelho de Cristo. Tal obriga a abrir caminhos de diálogo com outros cristãos, crentes de outras religiões e pessoas para quem Deus não significa nada, pois Ele pode conduzir à Salvação todas as pessoas de boa vontade.

Há que seguir o exemplo de Maria, ‘fundamentados na Fé, sustentados pela Esperança e operantes na Caridade’.

Em tempos de dúvida e muita confusão, há que alinhar ideias e mostrar caminhos de felicidade e Salvação.”

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...