FEC participa em fórum da CIDSE sobre mudança sistémica

18 Abr, 2018

Fórum Mudança Sistémica

Entre os dias 16 e 18 de abril, a FEC esteve em Leuven, na Bélgica, a participar no fórum da CIDSE sobre mudança sistémica, subordinado ao tema: “Por uma transformação da nossa relação com a natureza”.

No primeiro dia, os parceiros da CIDSE, vindos de mais de 20 países, tiveram a oportunidade de, durante a tarde, dar as boas vindas aos novos participantes e partilhar algumas expectativas sobre o fórum.

No segundo dia, a manhã foi dedicada a pensar a relação com os outros e com a natureza, numa reflexão espiritual que procurou integrar os participantes no tema e lógica de todo o evento, e a diversos workshops sobre a temática da mudança sistémica.

À tarde, as sessões foram dedicadas à partilhada de experiências, histórias de vida, exemplos vivos de alternativas positivas e casos de sucesso que estão a ajudar a mudar a narrativa da nossa sociedade para uma mudança sistémica, integrada, que nos une em relação e interdependência uns com os outros e, necessariamente, com a natureza.

A FEC e a CIDSE tiveram a oportunidade de apresentar o documentário Histórias de Mudança, realizado e produzido por Patrícia Pedrosa, dando a conhecer todo o processo de conceção e realização do documentário, bem como os objetivos desta iniciativa que visa despertar a consciência das pessoas para a possibilidade de mudança de vida: de estar e de ser em relação com os outros e com a natureza, garantindo um desenvolvimento sustentável.

Outro exemplo de casos de sucesso apresentados foi a campanha de comunicação contra a hidroelétrica de Belo Monte, na Amazónia, apresentada por Maria Paula Fernandes, da associação Gota no Oceano, que deu a conhecer impacto desta iniciativa e todo o seu alcance, resultante da mobilização dos cidadãos brasileiros em prol de uma sociedade mais justa, pelo respeito pela natureza e ambiente e por um mundo mais sustentável.

Esta sessão terminou num debate moderado por Laura Shields, da Red Thread EU.

O último dia foi dedicado à avaliação de todo o fórum, bem como ao pensamento e reflexão sobre os futuros passos para as organizações presentes, no sentido de promover verdadeiramente uma mudança sistémica que culmine num equilíbrio entre as pessoas, nas suas relações entre elas e a natureza.

Últimas notícias…

Oportunidades criadas em tempos de covid

Oportunidades criadas em tempos de covid

A pandemia lançou-nos diversos desafios organizacionais e na implementação dos projectos que desenvolvemos. Obrigou-nos a pensar e definir planos de contingência, a cuidar da relação com parceiros e mesmo com comunidades à distância, a promover uma proximidade...

read more