III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” – Othukumana II

29 Ago, 2018

Nos dias 5 e 6 de setembro realizar-se-á, na Universidade Católica de Moçambique, em Lichinga, Niassa, o III Fórum Provincial “Juntos pela Criança”.

Este Fórum será um momento de encontro, partilha e colaboração entre Organizações da Sociedade Civil, Entidades Estatais e diversas Instituições Religiosas que trabalham em prol da infância nas suas diversas dimensões, na província do Niassa e noutras províncias do país.

Apostar na criança – no seu bem-estar e desenvolvimento holístico – é essencial para o desenvolvimento das comunidades e de todo o país e é, por isso, essencial unir esforços e saberes para que a intervenção na infância seja cada vez mais significativa e de qualidade.

Por acreditarmos que uma sinergia entre visões, saberes e experiências com e para a infância pode permitir uma replicação de boas práticas, é imprescindível criar momentos para reflexão e partilha entre os intervenientes que têm a valorização da infância e a educação pré-escolar como um dos pontos focais da sua acção – Igreja, Estado, ONGDs e OSC.

O III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” tem como objectivo primordial dar seguimento às conclusões e recomendações decorrentes do Fórum anterior e:

Analisar a situação da infância, partilhando estratégias para melhorar o bem estar da criança;

Reflectir sobre as respostas educativas existentes ao nível da província e partilhar boas práticas que possam ser implementadas para melhorar a qualidade das mesmas;

Promover o intercâmbio de experiências pelas organizações e entidades participantes no Fórum;

Divulgar a experiência do Projecto Othukumana e das Escolinhas Comunitárias do Niassa.

Este Fórum surge no âmbito do Projecto Othukumana – Juntos II que tem como principal objectivo contribuir para o melhoramento do acesso à educação pré-escolar nas regiões remotas da província do Niassa.

Este projecto é uma iniciativa da Diocese de Lichinga em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação e os Leigos para o Desenvolvimento com o apoio da Misereor, da Kindermissionwerk, das Listas Telefónicas de Moçambique e da João Ferreira dos Santos – Sociedade Algodoeira do Niassa e a preparação do encontro conta com a participação da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social do Niassa.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more