III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” – Othukumana II

29 Ago, 2018

Nos dias 5 e 6 de setembro realizar-se-á, na Universidade Católica de Moçambique, em Lichinga, Niassa, o III Fórum Provincial “Juntos pela Criança”.

Este Fórum será um momento de encontro, partilha e colaboração entre Organizações da Sociedade Civil, Entidades Estatais e diversas Instituições Religiosas que trabalham em prol da infância nas suas diversas dimensões, na província do Niassa e noutras províncias do país.

Apostar na criança – no seu bem-estar e desenvolvimento holístico – é essencial para o desenvolvimento das comunidades e de todo o país e é, por isso, essencial unir esforços e saberes para que a intervenção na infância seja cada vez mais significativa e de qualidade.

Por acreditarmos que uma sinergia entre visões, saberes e experiências com e para a infância pode permitir uma replicação de boas práticas, é imprescindível criar momentos para reflexão e partilha entre os intervenientes que têm a valorização da infância e a educação pré-escolar como um dos pontos focais da sua acção – Igreja, Estado, ONGDs e OSC.

O III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” tem como objectivo primordial dar seguimento às conclusões e recomendações decorrentes do Fórum anterior e:

Analisar a situação da infância, partilhando estratégias para melhorar o bem estar da criança;

Reflectir sobre as respostas educativas existentes ao nível da província e partilhar boas práticas que possam ser implementadas para melhorar a qualidade das mesmas;

Promover o intercâmbio de experiências pelas organizações e entidades participantes no Fórum;

Divulgar a experiência do Projecto Othukumana e das Escolinhas Comunitárias do Niassa.

Este Fórum surge no âmbito do Projecto Othukumana – Juntos II que tem como principal objectivo contribuir para o melhoramento do acesso à educação pré-escolar nas regiões remotas da província do Niassa.

Este projecto é uma iniciativa da Diocese de Lichinga em parceria com a FEC – Fundação Fé e Cooperação e os Leigos para o Desenvolvimento com o apoio da Misereor, da Kindermissionwerk, das Listas Telefónicas de Moçambique e da João Ferreira dos Santos – Sociedade Algodoeira do Niassa e a preparação do encontro conta com a participação da Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social do Niassa.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more