III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” – Othukumana II

12 Set, 2018

Nos dias 5 e 6 de Setembro realizou-se na Universidade Católica de Moçambique, em Lichinga, Niassa, o III Fórum Provincial “Juntos pela Criança”.

Ao longo dos dois dias de encontro os trabalhos desenvolvidos focaram-se em duas áreas: A Criança e a Educação Pré-Escolar em Moçambique.

Com intervenção dos diversos participantes foi possível conhecer boas práticas dos monitores, supervisores e coordenadores participantes nas atividades do projeto Othukumana – Juntos II.

“Eu quero ser muito amiga das minhas crianças, porque assim elas confiam em mim e aprendemos juntas” – disse Inocência Assumada, monitora de Jardim de Infância, durante a sua intervenção sobre a Relação Pedagógica, questão a que passou a dar importância após a Formação Pedagógica do Projeto Othukumana.

Foi possível, também, conhecer o trabalho desenvolvido por Organizações da Sociedade Civil a em torno da infância na província do Niassa nas suas variadas dimensões – Saúde, HIV, Nutrição, acompanhamento Familiar – e os principais resultados do estudo de caso de duas escolinhas comunitárias, realizado pelos Leigos para o Desenvolvimento.

Ao longo do encontro, os participantes puderam, ainda, partilhar em grupo, debatendo sobre a situação da criança e questões relacionadas com a educação pré-escolar em Moçambique, contando com a participação da Direção Provincial de Género, Criança e Ação Social para realizar um ponto de situação sobre estes assuntos.

Este Fórum foi, também, um momento para a valorização da cultura e arte na província do Niassa, tendo contado com a atuação do grupo de teatro “Montes do Niassa”, o grupo de canto coral “Flor da Paz” e uma atuação de canto e poesia por parte da Gisele, de 12 anos, todos eles artistas da província.

Durante o III Fórum Provincial “Juntos pela Criança” foi possível contar com a participação e contributos de Representantes da Administração e dos Serviços Distritais de Saúde, de Educação e da Ação Social, de vários distritos da província Niassa; representantes de OSC do Niassa, Cabo Delgado e Nampula; monitores, coordenadores, supervisores e diretores pedagógicos dos Jardins de Infância e Escolinhas Comunitárias envolvidos no projeto Othukumana II, mas também dos restantes jardins da província do Niassa e Zambézia (Diocese do Gurué), totalizando-se ao longo do encontro a participação de cerca de 130 pessoas das diversas entidades.

No final do encontro, através de várias conclusões, foi possível perceber uma ambição geral para a criação de uma Rede para o Desenvolvimento da Pequena Infância no Niassa, de forma a debater, partilhar e advogar em prol da infância e do trabalho que é desenvolvido na província.

Esta é uma atividade do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da ESEPF e com o apoio da Misereor, Kindermissionswerk, Rotary International, Listas Telefónicas de Moçambique, SAN-JFS e Toyota Moçambique.

Fotografias: Equipa d’África

Últimas notícias…

Nota de pesar pelo falecimento de Eugénio José da Cruz Fonseca

Nota de pesar pelo falecimento de Eugénio José da Cruz Fonseca

Nota de pesar pelo falecimento de Eugénio José da Cruz Fonseca Foi com profunda tristeza que a FEC recebeu a notícia do falecimento de Eugénio Fonseca, nosso querido parceiro e amigo. Ao longo dos anos, cruzámo-nos em diversos espaços de encontro, reflexão e trabalho...

read more