Direitos do Animal

6 Out, 2018

Direitos do Animal

by Maria do Céu Sampaio

Este Luso Fonias é dedicado aos animais, à companhia que nos fazem e aos seus direitos. O Dia Mundial do Animal foi assinalado a 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, e esse foi o mote para esta entrevista. Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, foi a convidada desta semana e veio falar-nos sobre os cuidados que devemos ter com os nossos animais de companhia e também o que pode ser feito para denunciar abusos contra animais.

Na opinião do P. Tony Neves – A Paz de Assis

“Em Assis respiro paz. Sinto Deus mais perto. Olho o mundo com mais fraternidade. Sonho com um estilo de vida mais simples. Quero abraçar os mais pobres. Vejo a natureza mais bela, como criação de Deus.

É um lugar de Espiritualidade incomparável. Por isso, quando vinha a Roma tentava dar sempre um salto a este chão tão simbólico onde nasceram e estão sepultados Francisco e Clara. Aqui cresceram estes grandes Fundadores que marcaram a marcam a história e o presente da Igreja e do mundo.

Quando se chega a Assis, começa-se por ver aquela pequena vila a trepar pelo monte. À medida que subimos a montanha, desenham-se melhor nos nossos olhos as basílicas e os outros edifícios de uma povoação com muitas centenas de anos de história intensa e marcante. Uma vez lá dentro, tudo convida ao silêncio e à oração, mesmo com milhares de peregrinos e turistas a encher por completo as basílicas e as ruelas.

Há muitos lugares onde é obrigatório ir. Partilho apenas alguns dos que visitei e onde rezei estes dias. Comecei pela grande Basílica de S. Francisco, descendo todas as escadas até ao túmulo do santo. Ali estive algum tempo a pedir a Deus pelo Papa que escolheu o seu nome, pela Igreja, pelas famílias a que pertenço, por tanta gente que me pede para rezar, pelo mundo com suas alegrias e problemas. Depois, atravessei a cidade e fui até à Basílica de S. Clara onde também me recolhi em oração junto ao túmulo da Santa. Acabei de joelhos aos pés da Cruz de S. Damião, local onde Francisco ouviu a voz que lhe dizia: ‘Francisco, reconstrói a minha Igreja!’. Foi por esta ‘reconstrução’(há quem lhe chame ‘reforma’!) da Igreja, objectivo maior do nosso Papa, que rezei ali debaixo da enorme cruz que foi adoptada pela família franciscana e por comunidades como Taizé.

É importante deixar depois a montanha e descer à planície para evocar os Encontros Inter-Religiosos pela Paz. Foi o Papa João Paulo II que os iniciou quando convidou líderes religiosos do mundo inteiro para rezar pela Paz e pela Justiça. Com outros objectivos e formatos, ali foram também rezar e reflectir Bento XVI e o Papa Francisco.

S. Francisco quis uma Igreja mais pobre, mais ecológica e um mundo mais simples no seu estilo de vida, para que todos tivessem vez e voz. Nestes últimos dias, o Papa Francisco recebeu o vocalista dos U2, Bono, que definiu o Papa, seguidor do Santo de Assis, como ‘um homem extraordinário para tempos extraordínários’. E, na sua recente visita aos Países Bálticos, o Papa congratulou-se com os lituanos: ‘nem o regime nazi nem o soviético apagaram a fé dos vossos corações!’.

Sim, o espírito de Assis, com Fé, Paz e Fraternidade universal, continuam a marcar o ritmo da Igreja e fazem falta ao mundo.”

Tony Neves

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...