Tutorias Presenciais e Formação em Contexto no Niassa

19 Out, 2018

Com o objetivo de focar a formação pedagógica nas características e necessidades de cada contexto educativo e comunidade a que pertence cada Escolinha, realizaram-se durante o mês de outubro e setembro, formações em contexto, nas diversas Escolinhas Comunitárias do Niassa.

Estas formações, baseadas nos contributos dos monitores, foram acompanhadas de tutorias presenciais à prática pedagógica, que visam apoiar os monitores na implementação das novas estratégias pedagógicas definidas em conjunto durante a formação.

Desta forma, foi tempo de organizar materiais, tempos e espaços e descobrir novas estratégias de gestão de grupo e a sua importância, para que as Escolinhas Comunitárias, com as suas características muito próprias de resposta comunitária, não deixem de ser um espaço de educação pré-escolar de qualidade.

Esta é uma atividade do Projeto Othukumana II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor, Kindermissionswerk, Rotary International, Listas Telefónicas de Moçambique, Grupo João Ferreira dos Santos (JFS – SAN) e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more