Tutorias Presenciais e Formação em Contexto no Niassa

19 Out, 2018

Com o objetivo de focar a formação pedagógica nas características e necessidades de cada contexto educativo e comunidade a que pertence cada Escolinha, realizaram-se durante o mês de outubro e setembro, formações em contexto, nas diversas Escolinhas Comunitárias do Niassa.

Estas formações, baseadas nos contributos dos monitores, foram acompanhadas de tutorias presenciais à prática pedagógica, que visam apoiar os monitores na implementação das novas estratégias pedagógicas definidas em conjunto durante a formação.

Desta forma, foi tempo de organizar materiais, tempos e espaços e descobrir novas estratégias de gestão de grupo e a sua importância, para que as Escolinhas Comunitárias, com as suas características muito próprias de resposta comunitária, não deixem de ser um espaço de educação pré-escolar de qualidade.

Esta é uma atividade do Projeto Othukumana II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor, Kindermissionswerk, Rotary International, Listas Telefónicas de Moçambique, Grupo João Ferreira dos Santos (JFS – SAN) e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more