Seminário de Apresentação dos Resultados do Projeto Firkidja di Skola

31 Out, 2018

Decorreu no dia 30 de outubro, em Bissau, o seminário de apresentação dos resultados do projeto Firkidja di Skola.

No evento, a FEC demonstrou as funcionalidades do Sistema de Informação e Gestão de Educação (SIGE) e as suas potencialidades enquanto ferramenta de planeamento e gestão do sistema educativo nacional.

Os resultados apresentados revelam melhorias na recolha e gestão de dados educativos, no sistema de arquivo, bem como uma maior capacitação institucional das escolas em termos materiais e de recursos humanos. Foram ainda discutidos os desafios e as oportunidades de disseminação desta ferramenta para outras regiões da Guiné-Bissau.

Na mesa de abertura estiveram presentes Mamadu Jassi, Diretor da Direção Geral dos Estudos, Planificação e Avaliação do Sistema Educativo (DGEPASE), Abdu Sambú, Governador Regional de Gabu, Patrick Daniel, representante da União Europeia e Carla Pinto, representante da FEC na Guiné-Bissau.

“Quando apoiámos este projeto, decidimos que tinha de se começar com os alicerces, com as bases de uma política de educação na Guiné-Bissau. Para trabalhar estas bases tem de se começar pela compilação de informação, para saber quantos alunos e quantas escolas há e que recursos têm. Queremos estar muito atentos aos desenvolvimentos deste projeto e a uma possível expansão geográfica no país”, referiu Patrick Daniel.

Firkidja di Skola resulta de uma parceria entre a FEC e o Ministério da Educação, Ensino Superior, Juventude, Cultura e Desportos (MEESJCD), sendo uma iniciativa do Governo Regional de Gabu, com financiamento da União Europeia.

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more