Fé e Desporto

1 Dez, 2018

Este Luso Fonias é dedicado à Fé e Desporto. O Vaticano lançou este ano as bases para uma pastoral do desporto, no documento “Dar o Melhor de Si”. O nosso convidado de hoje faz justamente essa ponte entre a Fé e o desporto. Ismael Teixeira é padre, professor e desde novo praticou vários desportos. Hoje dá cartas no triatlo e aproveita a prática desportiva e o encontro com outros atletas como oportunidade para a evangelização.

Na opinião do P. Tony Neves – ‘Largar o sofá e entrar em campo!’

“S. Paulo, na primeira Carta que escreveu aos cristãos de Corinto, quis usar uma imagem desportiva: ‘Não sabeis que os que correm no estádio correm todos, mas só um ganha o prémio? Correi, pois, assim, para o alcançardes.Os atletas impõem a si mesmos toda a espécie de privações: eles, para ganhar uma coroa corruptível; nós, porém, para ganhar uma coroa incorruptível’(I Cor 9, 24-25). Sim, é aqui que S. Paulo mostra a diferença entre o desporto da competição e os desafios e exigências da vida cristã.

O Papa Francisco, adepto confesso da equipa de futebol San Lorenzo, na sua Argentina, tem usado muitos símbolos desportivos para chamar a atenção dos cristãos para a urgência da preparação, do empenho, da luta até ao fim, rumo à vitória.Nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas em Cracóvia, na Polónia, o Papa Francisco desafiou os jovens (e nós todos) para o grande jogo da Missão. Disse: ‘Queridos jovens, não viemos ao mundo para ‘vegetar’, para transcorrer comodamente os dias, para fazer da vida um sofá que nos adormeça; pelo contrário, viemos com outra finalidade, para deixar uma marca. É muito triste passar pela vida sem deixar uma marca’. E foi mais longe: ‘Para seguir Jesus, é preciso ter uma boa dose de coragem, é preciso decidir-se a trocar o sofá por um par de sapatosque te ajudem a caminhar por estradas nunca sonhadas e nem mesmo pensadas, por estradas que podem abrir novos horizontes, capazes de contagiar-te de alegria, aquela alegria que nasce do amor de Deus, a alegria que deixa no teu coração cada gesto, cada atitude de misericórdia’. Concluiu: ‘Este tempo aceita apenas jogadores titulares em campo, não há lugar para reservas. O mundo de hoje pede-vos para serdes protagonistas da história, porque a vida é bela desde que a queiramos viver, desde que queiramos deixar uma marca’.

Mas, neste jogo da nossa vida Cristã, fala ainda mais alto a última Exortação ‘Alegrai-vos e Exultai’ (2018). O Papa convida a olharmos para muitos santos/as ‘ao pé da porta’, ou seja, gente simples que viveu a sua fé e cidadania com grande dignidade e compromisso social. Quando aborda as oito Bem-Aventuranças (Mt 5), o papa termina com uma afirmação de fé: ‘‘Ser pobre de coração: isto é santidade’ (nº70); ‘Reagir com humilde mansidão: isto é santidade’ (nº74); ‘Saber chorar com os outros: isto é santidade’ (nº76); ‘Buscar a justiça com fome e sede: isto é santidade’ (nº79); ‘Olhar e agir com misericórdia: isto é santidade’ (nº82); ‘Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é santidade’ (nº86); ‘Semear a paz ao nosso redor: istoé santidade’ (nº89); ‘Abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade’ (nº94). E, para completar, o Papa recorda que não é possível cumprir Mt 5 sem Mt 25, onde surge a parábola do Juízo definitvo: ‘no capítulo 25 do Evangelho de Mateus(…) encontramos precisamente uma regra de comportamento com base na qual seremos julgados’ (nº95).

Ousemos entrar em campo, calçar as chuteiras da vida e jogar com os valores gravados nas páginas dos Evangelhos. A coroa da glória será nossa, será de todos!”

Tony Neves

Últimos programas

O programa foi dedicado ao Brasil, que comemora a 7 de Setembro o seu Dia da Independência. Connosco esteve a advogada brasileira Sidineia Yamaguchi, que trabalha com brasileiros que se pretendem fixar em Portugal. Falámos sobre a comunidade brasileira do Norte de...

Lixo Marinho

Lixo Marinho

A acumulação de lixo no mar é cada vez mais visível, e o plástico é a maior fonte dessa poluição. Fala-se também dos riscos dos microplásticos e hoje vamos saber melhor o que são e sobretudo o que cada um de nós pode fazer para mudar esta situação. Esteve connosco...