Oficinas de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação

25 Fev, 2019

Os pais e encarregados de educação das crianças que frequentam os Jardins de Infância do Niassa, Moçambique, mostram ainda algumas dificuldades em considerar a educação pré-escolar como uma etapa imprescindível da vida da criança, vendo-a muitas vezes como apenas um meio para alcançar resultados positivos na Escola Primária.

“Levo o meu filho à Escolinha para aprender a ler e socializar com outras crianças para quando for à escola não ter dificuldade” – disse a mãe de uma das crianças, num dos Jardins de Infância integrado no projeto Othukumana – Juntos II.

Uma vez que os monitores desenvolvem agora atividades que privilegiam o brincar como forma de aprendizagem é necessário que os pais também percebem a sua importância e pertinência na infância. Uma vez que, valorizando apenas as competências relacionadas com a leitura e escrita, questionam os objetivos pedagógicos dos monitores.

Para isto, desenvolveu-se, no Jardim Infantil “Casa do Sorriso”, num dos bairros da cidade de Lichinga, a primeira Oficina de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação, no dia 16 de fevereiro de 2019, que contou com 45 participantes.

Com o lema “O que fizeste hoje na Escolinha?! – Brinquei!” foi abordada a Importância da Brincadeira na Infância, os objetivos da Educação Pré-Escolar e o trabalho desenvolvido no Jardim de Infância no âmbito das competências relacionadas com a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, desconstruindo a ideia de escrita e leitura no Jardim de Infância.

Existiu ainda espaço para esclarecer a importância do trabalho entre Escola-Família e o papel de referência que ambos têm ao longo do desenvolvimento das crianças.

Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Othukumana II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.

Últimas notícias…