FEC, FGS e VIDA PREPARAM RESPOSTA PÓS-EMERGÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS 5 ANOS EM MOÇAMBIQUE
A FEC – Fundação Fé e Cooperação, a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e a ONG VIDA estão a preparar um programa de intervenção pós-emergência com a duração de 5 anos, em estreita articulação com a Cooperação Portuguesa, que pretende trazer normalidade às crianças e famílias afetadas na província de Sofala pela passagem do Ciclone Idai.
Numa fase posterior à intervenção de emergência e socorro, as três organizações portuguesas irão contribuir para a reconstrução das mais de 600 salas de aula que ficaram destruídas e garantir o regresso à escola de 14.000 crianças. Neste momento, estima-se que 48% dos afetados são crianças que ficaram sem acesso a estruturas escolares, seja porque as suas escolas foram destruídas, ou porque estão a servir como centros de abrigo e acolhimento.
“Numa fase posterior, quando baixar o nível das águas, vamos fazer um levantamento de estruturas danificadas e possibilitar a estas crianças um regresso à normalidade e acesso à aprendizagem.” – Tiago Coucelo, coordenador da FEC em Moçambique.
O apoio à recuperação da região, completamente devastada pelo vento e pelas chuvas, terá uma primeira fase, com a duração de 6 meses, para apoiar a reconstrução de espaços de acolhimento de crianças e das suas famílias, nos distritos da Beira e Búzi. O apoio à região afetada passará pela reconstrução de estruturas básicas de educação, implementação de estruturas temporárias de ensino (tendas provisórias) e distribuição de kits escolares.
Simultaneamente, será realizado um levantamento no terreno para identificar as necessidades de infraestruturas escolares e de saúde e, posteriormente, apresentar a resposta pós-emergência integrada para os próximos 5 anos, que permita um regresso das crianças e das suas famílias à normalidade.Este levantamento será assegurado pela FEC, pela FGS e pelo VIDA, através da sua presença no local e em articulação com os parceiros e autoridades da região.
A reconstrução das escolas e outras infraestruturas poderá ser apoiada através da conta de emergência “Ajuda a Moçambique”, criada pela Fundação Gonçalo da Silveira:
Conta: FGS Emergência Moçambique 2019
Nº de conta: 000 10 591814-8
IBAN: PT50 0036 0000 9910 5918 1487 7
Últimas notícias…
“A nossa vida não pode ser só dívida, dívida, dívida”: a gestão financeira de cooperativas agrícolas
“Planeamento da produção, registo de custos e vendas e controlo de caixa são os principais desafios que se colocam às cooperativas do Giraúl de Cima”, em Angola. As palavras são de Constantino Tchiyaka, contabilista, que está a dinamizar as sessões iniciais da...
267 Portugueses fazem voluntariado missionário
267 portugueses dedicam-se a ações de Voluntariado Missionário em 2024, 106 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em vias de desenvolvimento e 161 desenvolve atividades de voluntariado/missão em Portugal. Um número global mais baixo...