Formação em Supervisão Pedagógica

8 Abr, 2019

As 9 Escolinhas Comunitárias do Niassa contam com um Supervisor Geral e quatro Supervisores de Zona que são responsáveis por acompanhar toda a gestão de cada Escolinha, os seus monitores e respetivo trabalho pedagógico e ainda trabalhar com as comissões de gestão, compostas por pais e membros da comunidade, que se comprometem em garantir a gestão e sustentabilidade das suas Escolinhas.

Os 5 supervisores participaram, no dia 4 de abril de 2019, numa Formação em Supervisão Pedagógica, que incidiu sobre o trabalho e papel do supervisor na vertente pedagógica e onde foi desenvolvido o Modelo Colaborativo de Supervisão e uma Ficha de Supervisão Pedagógica Mensal a ser preenchida a cada visita de supervisão. Esta Ficha tem o objetivo de focar o olhar do supervisor em várias dimensões do trabalho pedagógico e ajudar a que monitor e supervisor criem compromissos de mudança mensais.

Deste modo, a tentativa deste Modelo de Supervisão Pedagógica é que exista uma forma gradual de transformação das práticas pedagógicas dos monitores das Escolinhas Comunitárias do Niassa, caminhando passo a passo, para a melhoria na qualidade das mesmas.

A Formação em Supervisão Pedagógica é uma das atividades formativas do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk. As Escolinhas Comunitárias do Niassa contam ainda com o apoio da JFS – SAN, Sociedade Algodoeira do Niassa.

Últimas notícias…