FEC reúne candidatos por uma Europa + Justa

14 Mai, 2019

A FEC organizou, no passado dia 4 de maio, um debate com candidatos ao Parlamento Europeu. Este debate, sob o tema EUROPA + JUSTA, teve lugar no auditório da Rádio Renascença e contou com a presença de Ana Miguel Santos (PSD), João Pimenta Lopes (CDU), José Gusmão (BE), Pedro Mota Soares (CDS) e Pedro Silva Pereira (PS). A moderação esteve ao encargo de Graça Franco, Diretora de Informação da Rádio Renascença.

Os principais temas abordados passaram pela relação de cada partido com as famílias políticas europeias a que pertencem, a disciplina de voto e os cortes nos fundos de coesão territorial. O público também teve a ocasião de colocar algumas questões relacionadas com ação climática, comércio justo e cooperação para o desenvolvimento. Algumas destas questões debruçaram-se sobre o alcance dos mecanismos de resolução de disputas entre investidores e Estados ou o papel da União Europeia nas políticas de cooperação e resposta a catástrofes ambientais nos países menos desenvolvidos.

Em paralelo ao debate, os candidatos participaram numa ação de compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com o ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, e 13, Ação Climática. Cada candidato foi entrevistado e quatro candidatos aceitaram ser fotografados com a sua promessa de ação específica: desde o acesso universal e público à água e redistribuição dos fundos a favor da pequena agricultura (João Pimenta Lopes), à neutralidade carbónica (Ana Miguel Santos), aos combustíveis fósseis e plásticos zero (José Gusmão), a políticas totalmente alinhadas com os ODS (Pedro Mota Soares).

Após as Eleições e uma vez nomeada a Comissão, a FEC acompanhará os novos Eurodeputados na prossecução dos seus compromissos através de reuniões bilaterais.

O debate EUROPA + JUSTA é uma das ações do projeto homónimo, desenvolvido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, e que integra o programa Trade Fair Live Fair, promovido pela Fair Trade Internacional com financiamento da Comissão Europeia, em sinergia com o projeto Juntos pela Mudança II, cofinciado pelo Camões, I.P.

Últimas notícias…

Presentes Solidários 2021: Dar a duplicar!

Presentes Solidários 2021: Dar a duplicar!

Os Presentes Solidários da FEC estão de volta, até 6 de janeiro, com uma nova imagem, que assinala os 15 anos da iniciativa. Este ano, com apenas 10€, pode garantir a alimentação básica de uma das 60 famílias apoiadas numa das cidades mais pobres de Mato Grosso, ou,...

read more