FEC reúne candidatos por uma Europa + Justa
A FEC organizou, no passado dia 4 de maio, um debate com candidatos ao Parlamento Europeu. Este debate, sob o tema EUROPA + JUSTA, teve lugar no auditório da Rádio Renascença e contou com a presença de Ana Miguel Santos (PSD), João Pimenta Lopes (CDU), José Gusmão (BE), Pedro Mota Soares (CDS) e Pedro Silva Pereira (PS). A moderação esteve ao encargo de Graça Franco, Diretora de Informação da Rádio Renascença.
Os principais temas abordados passaram pela relação de cada partido com as famílias políticas europeias a que pertencem, a disciplina de voto e os cortes nos fundos de coesão territorial. O público também teve a ocasião de colocar algumas questões relacionadas com ação climática, comércio justo e cooperação para o desenvolvimento. Algumas destas questões debruçaram-se sobre o alcance dos mecanismos de resolução de disputas entre investidores e Estados ou o papel da União Europeia nas políticas de cooperação e resposta a catástrofes ambientais nos países menos desenvolvidos.
Em paralelo ao debate, os candidatos participaram numa ação de compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com o ODS 12, Consumo e Produção Responsáveis, e 13, Ação Climática. Cada candidato foi entrevistado e quatro candidatos aceitaram ser fotografados com a sua promessa de ação específica: desde o acesso universal e público à água e redistribuição dos fundos a favor da pequena agricultura (João Pimenta Lopes), à neutralidade carbónica (Ana Miguel Santos), aos combustíveis fósseis e plásticos zero (José Gusmão), a políticas totalmente alinhadas com os ODS (Pedro Mota Soares).
Após as Eleições e uma vez nomeada a Comissão, a FEC acompanhará os novos Eurodeputados na prossecução dos seus compromissos através de reuniões bilaterais.
O debate EUROPA + JUSTA é uma das ações do projeto homónimo, desenvolvido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, e que integra o programa Trade Fair Live Fair, promovido pela Fair Trade Internacional com financiamento da Comissão Europeia, em sinergia com o projeto Juntos pela Mudança II, cofinciado pelo Camões, I.P.
Últimas notícias…
Fidelidade, acompanhamento e permanência. A FEC segundo Ana Patrícia Fonseca, nova Diretora-Executiva
Socióloga de formação, mãe de três crianças, Ana Patrícia Fonseca chega à Direção-Executiva da Fundação Fé e Cooperação depois de mais de 16 anos ao serviço na instituição. Pelo caminho, coordenou os departamentos de Educação para o Desenvolvimento e Advocacia Social...
Pacto do Futuro: A Esperança da Mudança
Perante a necessidade de revitalizar um Sistema Internacional onde a solidariedade e a cooperação enfraquecem a cada dia que passa, onde os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) parecem cada vez mais longínquos e árduos de alcançar, surge a necessidade de...