Oficinas de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação em Moçambique
“Eu até fico admirado com o meu filho de 3 anos”, partilhou um dos pais, “lá em casa ensina coisas ao irmão mais velho, da primeira classe, e eu penso: onde é que ele aprendeu aquilo?”.
No passado mês de julho decorreu no Jardim de Infância Brinquedoteca Casa do Saber, em Moçambique, uma das Oficinas de Educação de Infância para Pais e Encarregados de Educação do projeto Othukumana II, com o tema “O papel da Escolinha no Desenvolvimento da Criança”, onde os pais tiveram a oportunidade de refletir sobre o processo de aprendizagem das crianças.
Esta atividade formativa foi inserida numa das reuniões periódicas da instituição, que terminou com uma partilha das monitoras das diferentes atividades elaboradas pelas crianças, entregando aos pais alguns dos desenhos e atividades que foram realizados. “Vamos guardar lá em casa, para mostrar às crianças mais tarde – como faziam quando estavam lá na Escolinha!”
Esta iniciativa permite valorizar os saberes da criança e as suas produções pessoais, partilhando com os encarregados de educação os processos que fazem parte do seu desenvolvimento nas diversas áreas e desmistificando a aprendizagem da leitura e escrita no pré-escolar.
“Agradecemos bastante”, disse o pai de uma das crianças. “Agora podemos também ajudar lá em casa, porque sabemos bem o que fazer”.
Esta é uma iniciativa do projeto Othukumana – Juntos II, implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e com o apoio da Misereor e da Kindermissionswerk.
Últimas notícias…

2 anos depois do Ciclone Idai, continuamos a apoiar as famílias na Beira
Há dois anos, o ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique, deixando um rasto de destruição que agravou as condições de vida de milhares de moçambicanos e moçambicanas. Perante a situação de calamidade, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, FGS – Fundação Gonçalo da...

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência
Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000...