Capacitação Pedagógica de Técnicos e Inspetores de Ação Social em Moçambique

13 Ago, 2019

A partilha de ideias, estratégias e visões é essencial no desenho de caminhos que permitam práticas educativas mais adequadas às necessidades, interesses e capacidades das crianças.

Nesse sentido, a FEC e a Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social do Niassa realizaram 3 sessões de partilha de práticas pedagógicas e de supervisão, que permitiram conciliar e partilhar as visões do Projeto Othukumana e as diretrizes do Estado para a Educação de Infância, contribuindo para uma maior consistência dos trabalhos de formação, supervisão e inspeção realizados nos Jardins de Infância da província do Niassa.

Durante as sessões, os participantes puderam partilhar visões e debater sobre temáticas como os perfis dos profissionais de Educação de Infância, princípios pedagógicos, a importância do brincar, a organização dos ambientes de aprendizagem – espaços, materiais, tempos e grupos -, tipos de planificação, avaliação das crianças e supervisão pedagógica.

Nas sessões participaram técnicos do Departamento da Criança e os inspetores do Departamento de Inspeção da Direção Provincial do Género, Criança e Ação Social do Niassa e os técnicos do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social de Lichinga.

O projeto Othukumana – Juntos II é implementado pela Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e os Leigos para o Desenvolvimento, com assessoria técnico-pedagógica da ESEPF e com o apoio da MisereorKindermissionswerkRotary International, Listas Telefónicas de Moçambique, SAN-JFS e Toyota Moçambique.

Últimas notícias…