Relatório da CONCORD sobre CPD

30 Jan, 2020

 

Desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa em 2009, a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) é uma obrigação legal da UE e dos seus Estados-Membros. Desde então, a CONCORD produziu relatórios semestrais ‘Destaques da Coerência das Políticas para o desenvolvimento’ para sensibilizar os líderes e cidadãos da UE sobre a necessidade de alterar determinadas políticas internas e externas da Europa, para que estas estejam alinhadas e coerentes com os objetivos de desenvolvimento da UE.

Com a adoção em 2015 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os líderes da UE comprometeram-se a garantir políticas sejam coerentes com o desenvolvimento sustentável.

O relatório da CONCORD destaca como os líderes da UE devem garantir que contribuem positivamente para o desenvolvimento sustentável dos países parceiros, por meio de uma abordagem integrada e de longo prazo.

Num ano de renovação no Parlamento e na Comissão Europeia, as expetativas em torno das instituições da UE aumentam e surgem novas questões:  Como é que estes novos líderes vão responder aos pedidos das pessoas por uma mudança em todo o continente? Como vão eles trabalhar para assegurar uma Europa justa e sustentável no mundo? Estas são as perguntas que o relatório de 2019 “Como trabalhar para o desenvolvimento sustentável? Um teste decisivo para os líderes da UE” aborda. No relatório vai ainda encontrar as recomendações da CONCORD para a comissão europeia em relação às cinco áreas chave da CPD.

Saiba tudo em: https://concordeurope.org/wp-content/uploads/2019/04/CONCORD_LitmusTest_final_online.pdf

Últimas notícias…

Moçambique – Formação de Formadores em Lichinga

Moçambique – Formação de Formadores em Lichinga

De modo a garantir a sustentabilidade do projeto Othukumana – Juntos II, realizou-se, no mês de fevereiro e início de março, a formação de formadores, na cidade de Lichinga. Participaram dois formandos de cada um dos Jardins de Infância de Lichinga envolvidos no...

read more