FEC promove Formação Especializada de Inspetores do Ministério da Educação da Guiné-Bissau

12 Fev, 2020

No dia 3 de fevereiro decorreu a Sessão de Abertura da Formação Especializada de Inspetores do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior (MENES) em Bissau. Esta Formação, que se iniciou no dia 3 de fevereiro, irá decorrer até ao próximo dia 14, contanto com 107 formandos. As sessões formativas serão dirigidas por Isabel Fialho, Maria José Silvestre e José Saragoça, docentes do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.

Os diferentes intervenientes da mesa de honra, na sessão de abertura, frisaram a importância do papel dos inspetores no sistema de educação, e o trabalho constante com que todos se deparam para atingir uma educação de qualidade e que mantém os mesmos standards para todos os estudantes em qualquer região e em qualquer escola da Guiné-Bissau.

Os inspetores são agentes que identificam problemas comuns a diferentes escolas, mas também boas práticas, que podem ajudar outras escolas a superar as suas vicissitudes. Esta capacitação de inspetores pretende, por isso, promover a qualidade da ação dos inspetores no acompanhamento, supervisão e avaliação dos professores e das escolas, tendo como base o contexto Guineense e os problemas evidenciados por diversos estudos.

A formação realiza-se no âmbito do projeto Boa Governação e Transparência na Educação e trata-se de uma Experiência Piloto entre Sociedade Civil e Estado na Região de Bafatá. O projeto Boa Governação e Transparência na Educação é financiado pela União Europeia na Guiné-Bissau e implementado pela FEC em parceria com a Caritas Diocesana de Bafatá.

Últimas notícias…