Livrotecas Móveis em Moçambique

26 Fev, 2020

No âmbito do projeto Raízes e Cultur@ – Empreendedorismo cultural e reforço da identidade e cultura moçambicana, estão a ser construídas 25 livrotecas móveis com o objetivo de permitir o acesso ao livro entre populações de baixa renda.

Estas livrotecas são uma inovação tecno-pedagógica criada com recurso à adptação de carrinhos de mão, que permite transportar livros e fantoches para que os agentes educativos possam dinamizar sessões de leitura na escola e, também, na comunidade. No total, são 25 as escolas do ensino básico do distrito de Maputo e Bilene que vão receber as livrotecas e, consequentemente, formação sobre a sua dinamização, animação da leitura e criação de histórias com as crianças a partir dos materiais que as compõem.

As livrotecas estão a ser construídas por artesãos do Mozarte, parceiro da FEC no projeto, que reconhecem a importância de criar algo que seja fácil de utilizar e de deslocar porque são crianças as destinatárias deste recurso pedagógico. “Criativamente tem sido um desafio adaptar um carro de mão a uma livroteca, mas a vontade de a concretizar é muito grande” refere um dos artesãos.

Ludgero Gema, director da Mozarte, refere que a construção destas livrotecas é equiparada à criação de uma marca, tendo em conta que é um instrumento pedagógico importante e muito visível para a comunidade educativa.

O projeto Raízes e Cultura – Empreendedorismo Cultural e Reforço da Identidade e Cultura Moçambicana, é implementado pela FEC em parceria com a Khandlelo, Mozarte, IPEME entre outros Associados, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., tendo como principal objetivo “Promover o desenvolvimento socioeconómico através de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante” e, como objetivo específico, “Fortalecer o contributo das cidadãs e dos cidadãos, das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e das Autoridades Locais (AL) ao processo de desenvolvimento local, boa governação e promoção dos Direitos Humanos (DH) e da democracia”.

Últimas notícias…