“Livrotecas móveis” para distribuição na Província de Maputo, Moçambique

18 Mai, 2020

No âmbito do Projeto Raízes e Cultur@ foram construídas 25 “livrotecas móveis” para entrega a escolas públicas e comunitárias de educação de infância e ensino básico na Província de Maputo, abrangendo como beneficiários um total de 400 agentes educativos e 18.000 crianças.

Estas “livrotecas móveis” são compostas por livros destinados às crianças das escolas beneficiárias e foram produzidas por artesãos do Mozarte. Este modelo é inspirado nos tchovas que se encontram por todo o país. Tchova significa “empurrar” e o verbo é utilizado de forma metafórica no sentido de que a leitura ajuda a empurrar a vida para a frente.

mz, moçambique, raizes e cultura, livrotecas, livrotecas moveis

Artesãos da Mozarte responsáveis pela construção das “livrotecas móveis”

mz, moçambique, raizes e cultura, livrotecas, livrotecas moveis

Dr. Ludgero Gema, diretor da Mozarte

A atribuição destas “livrotecas móveis” é acompanhada de ações de formação aos educadores para que fiquem capacitados na sua dinamização, nomeadamente na dinamização da leitura e criação de histórias.

A entrega das “livrotecas móveis” e as formações serão realizadas logo que o Governo Moçambicano considere que estão reunidas as condições para a reabertura das escolas. Em Moçambique, assim como um pouco por todo o mundo, as escolas estão encerradas devido ao estado de emergência decretado em virtude da epidemia COVID-19.

mz, moçambique, raizes e cultura, livrotecas, livrotecas moveis

Aguarda-se a reabertura das escolas para a entrega de 25 “livrotecas móveis”

O Projeto Raízes e Cultur@ tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconómico através de uma sociedade mais justa, inclusiva e tolerante, e é implementado pela FEC em parceria com a KhandleloMozarteIPEME entre outros Associados, e é financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P..

 

 

Últimas notícias…

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Exposição Tantas Vezes Digo ao Orvalho Sou Como Tu

Tantas vezes digo ao orvalho sou como tu é o nome da nova exposição que inaugura quinta-feira, dia 1 de outubro, às 18h, na Brotéria. Refletir sobre a problemática ambiental, percecionada através dos sentidos que os artistas nos provocam, foi o propósito...

read more