Rede europeia de organizações ambientais de cidadãos apresenta exigências para o Trio da Presidência da UE

4 Set, 2020

O atual Trio da Presidência (Alemanha – Portugal – Eslovénia) tem o potencial de dar um grande contributo e promover passos concretos para conduzir uma agenda transformadora durante os próximos 16 meses. Caberá a este Trio desempenhar um papel central na orientação da UE para uma agenda sustentável e será, simultaneamente, julgado pela forma como lida com a crise da pandemia COVID-19 e as suas consequências sociais e económicas.

Os impatos da pandemia e da crise, a que já assistimos, são reveladores da ação concertada que é necessário empreender para dar uma resposta coerente e eficaz ao problema. Se, por um lado,revelou solidariedade, por outro também demonstrou profundas desigualdades dentro da UE, e os riscos do nosso atual modelo económico para a nossa saúde e o ambiente. Também demonstrou a importância fundamental de investir na resiliência dos ecossistemas, dos sistemas sociais, da economia e das nossas estruturas de governação para restaurar e curar a existência da humanidade na natureza.

Mas, embora a pandemia tenha criado um novo quadro e contexto dentro do qual os objetivos políticos do Trio da Presidência devem ser prosseguidos, muitos desses objetivos políticos continuam a ser tão relevantes como sempre. Especificamente, a pandemia não reduziu de modo algum a urgência de enfrentar as múltiplas crises ambientais que enfrentávamos muito antes da chegada da atual crise epidemiológica global e com as quais ainda iremos lidar quando esta acabar – antes pelo contrário. Não podemos simplesmente voltar ao “business as usual” e continuar um sistema que explora excessivamente o planeta, a nossa casa comum, sem ter em conta as consequências. As decisões tomadas pela UE durante o Trio da Presidência terão de catalisar uma mudança de sistema, passo a passo.

Consciente desta necessidade de mudança sistémica, a maior rede  europeia de organizações ambientais de cidadãos, a EBB- EuropeanEnvironmental Bureau, apresentou as suas 12 exigências para o Trio da Presidência da UE.

Consulte o documento aqui.

Últimas notícias…

Oportunidades criadas em tempos de covid

Oportunidades criadas em tempos de covid

A pandemia lançou-nos diversos desafios organizacionais e na implementação dos projectos que desenvolvemos. Obrigou-nos a pensar e definir planos de contingência, a cuidar da relação com parceiros e mesmo com comunidades à distância, a promover uma proximidade...

read more