Relatório – Desenvolvimento Sustentável na União Europeia

9 Set, 2020

Publicado o Relatório “Desenvolvimento Sustentável na União Europeia — Relatório de acompanhamento sobre os progressos para alcançar os ODS no contexto da UE” pelo Eurostat Serviço de Estatística da União Europeia, que monitoriza a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Estados-membros, continuamos a perceber que a análise da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento é incipiente.

A UE tem reafirmado que os objetivos de desenvolvimento sustentável têm estado no centro da elaboração de políticas europeias. Ao comprometer-se em cumprir a Agenda 2030 e os seus Objetivos, a UE compromete-se uma vez mais com a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento, política chave para garantir o impacto das medidas e ações promovidas e implementadas. E é na análise da CPD, ou falta dela, que o relatório falha.

Uma leitura atenta do relatório permite a análise dos progressos (ou falta deles) feitos em torno das metas de cada um dos 17 Objetivos de DesenvolvimentoSustentável.

A edição de 2020 do relatório de monitorização dos ODS apresenta não só uma sinopsedos progressos globais da UEpara com os ODS,como também uma visão sobre a interligação dos ODS e os resultados da monitorização de cada um dos 17 objetivos.

Leia o relatório na integra aqui.

Últimas notícias…