Uma Exploração Indigna

16 Set, 2020

Num vídeo divulgado aquando da Jornada Mundial da Oração pela Criação, o Papa Francisco evidência uma vez mais a sua preocupação pela nossa casa comum. Neste vídeo, o Papa,o chefe da Igreja Católica acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido através da exploraçãodos recursos do Sul, gerando com isso uma “dívida ecológica”. O Papa alerta não só para a perversidade desta diívida, mas também para os impatos que esta situação causa, defendendo que os recursos do planeta devem ser repartidos de “forma mais justa e equilibrada”.

Conhecido pelas suas opiniões francas sobre a pobreza e o ambiente, este não é o primeiro alerta do Papa sobre esta temática.

A interligação entre pobreza, ambiente e dignidade é também ela conhecida e não pode ser ignorada. Assim, na promoção de políticas que impactem os países do Sul global é necessário garantir a coerência na ação e nos efeitos.

 

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more