Uma Exploração Indigna

16 Set, 2020

Num vídeo divulgado aquando da Jornada Mundial da Oração pela Criação, o Papa Francisco evidência uma vez mais a sua preocupação pela nossa casa comum. Neste vídeo, o Papa,o chefe da Igreja Católica acusa os países e as empresas do Norte de terem enriquecido através da exploraçãodos recursos do Sul, gerando com isso uma “dívida ecológica”. O Papa alerta não só para a perversidade desta diívida, mas também para os impatos que esta situação causa, defendendo que os recursos do planeta devem ser repartidos de “forma mais justa e equilibrada”.

Conhecido pelas suas opiniões francas sobre a pobreza e o ambiente, este não é o primeiro alerta do Papa sobre esta temática.

A interligação entre pobreza, ambiente e dignidade é também ela conhecida e não pode ser ignorada. Assim, na promoção de políticas que impactem os países do Sul global é necessário garantir a coerência na ação e nos efeitos.

 

Últimas notícias…

Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência

Cabo Delgado: não nos conformamos com a violência

31  Organizações da sociedade civil pedem envolvimento do Governo e da Presidência Portuguesa da União Europeia Mais de 30 organizações da sociedade civil manifestam hoje o desejo de que o Governo português e a União Europeia se envolvam na solução da crise...

read more