Notas Biográficas

28 Set, 2020

Conversa “Arte, ética ambiental e espiritualidade” | 1 de outubro |  19h30

Rui Martins

Casado e pai de um filho, Rui Martins tem formação em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Foi jornalista da Agência Ecclesia, agência de informação da Igreja Católica em Portugal, e está prestes a defender a sua tese de mestrado, intitulada “Nova Terra (1975-77) – Tentativa e Experiência de Imprensa Católica, que tem como objeto o semanário católico Nova Terra, nascido em maio de 1975, para colmatar a então orfandade da imprensa da Igreja.

Atualmente, é redator e revisor da Paulinas Editora e editor da página online do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, um espaço de notícias, opinião, espiritualidade e multimédia, onde a Igreja Católica dialoga com a arte e o pensamento.

Apaixonado por literatura e a poesia, arte e reflexão, procura o diálogo entre a fé, a cultura, a ciência e a realidade, numa íntima relação entre lugares improváveis.

Sofia Guedes Vaz

Sofia Guedes Vaz é investigadora e perita em ambiente. Na sua área de especialização, tem trabalhado em diversos organismos, públicos e privados, nacionais e internacionais. A sua formação académica, que teve início em engenharia e terminou em filosofia do ambiente, deu-lhe uma perspetiva interdisciplinar e uma compreensão abrangente do tema. É autora de diversas publicações, nomeadamente livros, artigos científicos, ensaios e manuais. Entre as obras publicadas, destaca-se um livro que editou na sequência de uma série de conferências organizadas pelo Programa Gulbenkian Ambiente – Environment. Why read the classics, e um ensaio da coleção da Fundação Francisco Manuel dos Santos – Ambiente em Portugal.

Preocupada com o ambiente e o futuro do planeta, com as consequências das alterações climáticas, a poluição dos rios e oceanos, a extinção das espécies e a sustentabilidade da vida no planeta, é também ativista e presença regular na comunicação social. Atualmente, é Presidente da Sociedade de Ética Ambiental.

Últimas notícias…

Natureza em declínio

Natureza em declínio

Se ainda acha que não é preciso garantir a coerência das políticas para o desenvolvimento para assegurar que estamos, de facto, alinhados com os princípios e práticas da sustentabilidade, é necessário que conheça o relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA),...

read more