Curso de Media Training Dirigido a Organizações da Sociedade Civil
No âmbito do projeto CALL – Communication and Advocacy Learning Lab, foi realizado durante os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2020, o curso Media Training, dirigido a 28 Organizações da Sociedade Civil (OSC).
A formação permitiu às OSC um primeiro contacto com o ecossistema mediático português e global. Integrou dois módulos no formato online (Comunicação Institucional e Social Media), com a participação de 56 formandos e um módulo (Mass Media), no formato presencial, com a representação de 26 OSC.
A gestora do projeto, Maria Marques, iniciou a primeira sessão apresentando a razão que motivou a realização da formação, afirmando que “o problema que nos parece ser mais gritante é haver pouca experiência das Organizações da Sociedade Civil na intervenção política, havendo um desconhecimento dos processos e na própria monitorização das políticas baseada em evidências. Os colaboradores das Organizações da Sociedade Civil têm, muitas vezes, que assumir uma série de papéis. Alguém da área social tem de fazer também a comunicação, o marketing, a mobilização de recursos e o planeamento estratégico”.
Ao longo das sessões, os participantes formaram-se em comunicação planeada e em técnicas básicas de comunicação e puderam também experimentar e treinar em estúdio a sua relação com os jornalistas, bem como potenciar as suas capacidades argumentativas. Os formandos conseguiram também aumentar o nível de literacia em termos de social media, garantindo um conhecimento técnico introdutório da gestão das principais redes sociais em ambiente digital. Durante a sessão sobre os mass media, foi mencionado que “a comunicação em ambientes digitais não é uma realidade à parte, tudo está integrado”, o que espelha o mote desta formação.
Esta é uma iniciativa do projeto CALL, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e a Norsensus Mediaforum, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...