Reforço Nutricional para as crianças das Escolinhas Comunitárias do Niassa

22 Fev, 2021

Os meses de chuva são uma época de grande insegurança alimentar nas comunidades rurais da província do Niassa, em Moçambique.

No âmbito do projeto Othukumana, que tem como objetivo a promoção e desenvolvimento integrado da Infância nesta região, e apesar dos estabelecimentos de educação pré-escolar se manterem encerrados devido à pandemia COVID-19, a equipa de coordenação das Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN) requereu uma inspeção aos serviços distritais de saúde para que verificassem a existência de meios de cumprimento das normas de segurança e higiene e autorizassem a existência de um reforço nutricional para as crianças matriculadas nas mesmas.

O reforço nutricional será garantido em 8 Escolinhas Comunitárias, através do apoio dos encarregados de educação na confeção de papas nutritivas de milho e amendoim e dos monitores de referência que auxiliam na organização e dinamização das crianças.

“Se as crianças pudessem tinham cantado, porque estavam muito felizes, mas não deixámos fazer festa, por causa da COVID-19”, reforçou a Irmã Margarida António, coordenadora das ECN, que em conjunto com a equipa de supervisão, preparou a farinha para as papas, distribuiu e iniciou o reforço nutricional em cada uma das escolinhas.

Desenvolver e reforçar as necessidades primárias e sustentabilidade das Escolinhas Comunitárias do Niassa é uma atividade do projeto Othukumana – Juntos III, promovido pela Diocese de Lichinga em parceria com a FEC, com apoio da Misereor e Kindermissionwerk.

Últimas notícias…

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

Ciclo de Webinars | Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que...

read more
Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Moçambique | Livrotecas móveis na comunidade de Chamanculo

Pela primeira vez no projeto Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo, em Moçambique, realizou-se uma atividade de Itinerância de Livrotecas Móveis na comunidade de Chamanculo C, em colaboração com a Escolinha Comunitária Mamanas de...

read more