Novo Policy Paper: Desenvolvimento e Segurança alimentar e nutricional: perspetivas e (des)equilíbrios

26 Fev, 2021

A insegurança alimentar e nutricional é simultaneamente uma causa e efeito da pobreza, estando interligada com múltiplas dimensões do desenvolvimento.

O acesso a alimentos seguros, saudáveis e nutritivos, a preços acessíveis, constitui um desafio para boa parte da população mundial, ainda mais tendo em conta o crescimento populacional e os desequilíbrios de poder no sistema agroalimentar, que têm contribuído para um aumento da insegurança alimentar no mundo. Isto é agravado pela pandemia de COVID- 19, que veio afetar de forma desproporcional os setores da população mais pobres e vulneráveis, agravar fatores de desigualdade e deixar claramente muitos para trás. Nesse contexto, a resposta ao fenómeno da fome assume-se como um imperativo moral, político, económico e social para a realização da Agenda 2030 e a construção de sistemas agroalimentares mais justos e sustentáveis é crucial para esse desígnio.

O novo Policy Paper de Patricia Magalhães Ferreira “Desenvolvimento e Segurança alimentar e nutricional: perspetivas e (des)equilíbrios“, elaborado no âmbito do projeto #CoerênciaNaPresidência, analisa alguns dos principais desafios e (in)coerências na interligação entre a segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento. A análise centra-se nas causas e efeitos da insegurança alimentar em várias dimensões da pobreza e das desigualdades, incluindo o impacto da pandemia de COVID-19, bem como na identificação de algumas incoerências e desafios das políticas públicas na ótica do desenvolvimento, com enfoque na União Europeia. As constatações e recomendações são, igualmente, embora não se esgotando nesse objetivo, um contributo para a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Pode ler o Policy Paper aqui e ativar a sua cidadania global aqui.

Se após a leitura deste Policy Paper tiver alguma questão que queira partilhar connosco ou com decisores políticos, por favor não hesite em contactar-nos!

Últimas notícias…

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência

Cabo Delgado | Não nos conformamos com a violência

Mais de 30 organizações da sociedade civil portuguesa apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado, Moçambique A população de Cabo Delgado, em Moçambique, está a viver, desde há quatro anos, violentos ataques, que já fizeram mais de 700.000...

read more