Agir para o bem comum

21 Abr, 2021

“Já ansiava fazer activismo, só não encontrava onde”. As palavras são de Hélder Cabuanga, membro desde 2017 da associação de cidadãos que constitui o Grupo Local de defesa dos Direitos Humanos parceiro do Mosaiko no Dundo, província da Lunda Norte, a Comissão Diocesana de Justiça e Paz do Dundo.

Quando hoje fala do “caminho entretanto percorrido”, Hélder Cabuanga sublinha o facto de saber ser um cidadão capacitado para agir em prol do respeito pelos seus direitos, os quais nem sempre esteve sequer consciente de ter. A consequência directa é sentir-se mais capaz de lutar ao lado dos outros cidadãos pelo bem de todos.

O desejo que tinha de se empenhar num trabalho para a comunidade onde reside, e em articulação com as instituições oficiais, encontrou eco na parceria que o Mosaiko estabeleceu com aquela associação. Em resultado dela, e com o objectivo de fazer surgir o potencial que os habitantes daquela província têm para melhor trabalharem uns com os outros, o Mosaiko implementou a formação “Educação para a Transformação” (Training for Transformation, TfT). Ao fim dos seis módulos da formação TfT, Hélder Cabuanga não hesita em reconhecer-se outra pessoa: “Sentir-me-ia egoísta ao receber esta formação sem passar os conhecimentos adquiridos aos outros”. A capacidade de resolver questões do quotidiano aumentou na medida em que diminuiu o receio de enfrentar as instituições a que é necessário recorrer para resolvê-las. 

Mostrar que um espírito positivo é capaz de ser combativo contribuiu para a evolução das pessoas. É um elemento fundamental no âmbito da acção para a transformação ainda mais em tempos em que as limitações de movimento impostas pelo controlo da pandemia de covid-19 estão a provocar um sensível aumento da pobreza na região. Parte desta pressão passa pelo encerramento da fronteira com a República Democrática do Congo a norte e pelo aumento dos preços dos bens de consumo que chegam à província da Lunda Norte vindos do resto do país, escassos em quantidade e variedade.

Esta parceria e formação faz parte do projecto “Promoção da Advocacia de Políticas Públicas Inclusivas em Angola” da responsabilidade do Mosaiko e da FEC – Fundação Fé e Cooperação, com o apoio da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua

Últimas notícias…

Webinar | O Planeta que defendemos

Webinar | O Planeta que defendemos

COMO ESTÁ A EUROPA, NA SUA MERITÓRIA AMBIÇÃO CLIMÁTICA, A SALVAGUARDAR OS DIREITOS AMBIENTAIS E HUMANOS DOS PAÍSES MAIS POBRES? Esta e outras questões estarão no centro da reflexão do webinar "O Planeta que Defendemos", que decorrerá no próximo dia 21 de maio, entre...

read more