Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir?

7 Mai, 2021

Hoje os europeus comemoram o dia em que Schuman, o “Pai da Europa”, proferiu o discurso que acabou por dar origem à união do velho continente. Neste contexto, e numa altura em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia, o projeto #CoerênciaNaPresidência apresenta dois produtos maioritariamente destinados ao público jovem.

Em primeiro lugar, um vídeo animado onde, num minuto, explica a Presidência do Conselho da EU, fazendo um breve apanhado do funcionamento desta Instituição da UE e realçando os principais compromissos da Presidência Portuguesa.

Em segundo lugar, um micro site, inserido no grande site do projeto, intitulado “Agir ou Reagir”. Numa linguagem simples e acessível, a página web debruça-se sobre as ligações entre Desenvolvimento Sustentável e as Presidências do Conselho da União Europeia, disponibilizando uma caixa de perguntas – “You’ve Got Mail!” -, na qual se pretende recolher as principais preocupações dos jovens no âmbito da Presidência Portuguesa, tendo a possibilidade de as ouvir respondidas por decisores políticos nos futuros webinars desenvolvidos pelo projeto.

Para além da possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre o Desenvolvimento Sustentável e a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento – ferramenta política guia orientadora do projeto – o micro site possibilita que cada um ponha à prova aquilo que aprendeu sobre estas temáticas, numa espécie de teste interativo – “Será que percebeste…?”. O resultado apresenta o grau de compromisso social de cada um, através de personalidades caricaturadas que podem ir desde O Adormecido ao Agente de Transformação Social, convidando cada um a tomar ações, conforme o seu nível de envolvimento.

Na sequência do projeto anterior Coerência.pt, o #CoerênciaNaPresidência e, em especial, os produtos que hoje lançamos, têm o objetivo de motivar aqueles que poderão ser os decisores políticos do futuro a envolverem-se na luta por um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.

Esta é uma iniciativa do projeto #CoerêncianaPresidência com o cofinanciamento do Camões, I.P. e do Projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo – Projeto da Presidência da UE 2020-2022”, financiado pela União Europeia e implementado pela VENRO, a Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento, a SLOGA e a CONCORD

 

Últimas notícias…

Termina a formação de docentes na ilha de Bolama

Termina a formação de docentes na ilha de Bolama

No passado dia 18 de julho de 2021 realizou-se a última sessão de formação (em sala) em Educação para a Cidadania e Direitos Humanos para os diretores e corpo docente das 14 escolas da ilha de Bolama, do pré-escolar até ao ensino secundário, bem como para 11 professores da Escola Normal Amílcar Cabral (ENAC) e 6 inspetores escolares.

read more