Somos Moçambique | Formação de Diretores e Subdiretores nas Escolas

10 Mai, 2021

No âmbito do projeto Somos Moçambique II, realizou-se no dia 22 de abril a 1ª formação para diretores e subdiretores das escolas que integram a atividade de Formação Específica e em Resiliência Escolar dos Elencos Diretivos das Escolas da ZIP (Zona de Influência Pedagógica) Manga Loforte e 1º de Maio.

A partir da identificação de situações concretas das crianças-alunos os participantes iniciaram um trabalho de reconhecimento e proposta de formas efetivas de ouvir e dar resposta às crianças. Um dos diretores referiu que ouvir as crianças é prestar atenção a todos os seus sinais e manifestações. Por exemplo, na sua escola tinham reparado que as crianças mais novas têm dificuldade em estar atentas e participativas nos horários de início da manhã (6H), por isso tinham mudado os horários colocando os alunos das classes mais avançadas nesses tempos letivos.

Em Moçambique o regresso à escola em tempo de pandemia Covid19 exigiu a redistribuição das turmas em grupos mais pequenos a funcionar em alternância. Alunos, professores e comunidade educativa em geral estão conscientes da importância da reabertura das Escolas e estão empenhados no esforço de aprender e ensinar nesta nova realidade.

O projeto Somos Moçambique é promovido pela FEC, FGS | Fundação Gonçalo da Silveira VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more