Primeira Oficina de Didática Integrada

31 Mai, 2021

No mês de Maio de 2021, realizaram-se, no âmbito do Projeto Othukumana Juntos III, as primeiras Oficinas de Didática Integrada, para os agentes educativos dos 21 estabelecimentos de Educação Pré-Escolas participantes no projecto.

Esta atividade tem como objetivo “aumentar das competências dos monitores para a criação e implementação de atividades lúdico-pedagógicas com as crianças da Educação Pré-escolar.

“ Esta formação era tudo o que precisamos, eu não tinha ideia que em um único material didático posso ensinar as vogais, cores e figuras geométricas as crianças, alias não é ensinar mas é dinamizar”, segundo Dionísio José Mapira, monitor do Jardim Infantil “Os 3 Pastorinhos”, Lichinga.

Nas Oficinas foram dinamizadas atividades para desenvolver as diferentes Áreas de Aprendizagem das crianças, partindo da concepção, elaboração de material didática lúdico e dinamização desses materiais apontando as diferentes áreas de conhecimento a ser desenvolvidas com a implementação dessas atividades nas EPE.

No total serão realizadas, 18 Oficinas de Didática Integrada por Núcleo de Formação (3 núcleos formativos: Lichinga, Cuamba e ECN) sendo a formação de Maio a primeira fase das formações previstas até ao ano 2023.

Apesar da primeira Oficina de Didática Integrada ter acontecido antes da reabertura dos Establecimentos de Educação Pré-Escolar em Moçambique de acordo com as medidas de prevenção face à pandemia de covid-19, a presença e participação dos agentes educativos foi muito ativa e animada.

“Obrigada por esta capacitação, estávamos em casa sem muito a fazer além de dar papinha na escolinha, já estávamos a nos esquecer de algumas coisas, agora já podemos lembrar algumas coisas e aprender novas coisas, queremos mais formações destas,” referiu Lurdes Leonardo, monitora da Escolinha Comunitária de Cruzamento, Cuamba.

A realização de Oficinas de Didática Integrada é uma atividade do Projeto Othukumana – Juntos III – Desenvolvimento Integrado da Infância no Niassa, um projeto da Diocese de Lichinga, em parceria com a FEC e com apoio da Misereor e Kindermissionwerk.

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more