Formação de agentes educativos de educação de infância

6 Jul, 2021

Os jardins de infância, que integram o Projeto Somos Moçambique II, encontram-se em fase de preparação para a reabertura, tendo em conta a revisão de medidas para a contenção da propagação da COVID-19, divulgadas pelo Decreto 30/2021da República de Moçambique. Entretanto, os agentes educativos já iniciaram a capacitação em pedagogia e resiliência.

Na primeira sessão da formação, refletiu-se sobre a situação das crianças que estão há mais de dois anos em casa (devido ao ciclone Idai -2019 e à pandemia 2020-2021) e sobre o tipo de respostas de acolhimento, atenção, escuta, expressão e diálogo que vão precisar por parte dos profissionais.

Num dos momentos da sessão, os agentes educativos iniciaram a personalização da sua própria pasta de trabalhos- desenharam, recortaram, colaram, conversaram e trocaram sugestões. A seguir trabalharam-se critérios de seleção, classificação e organização dos materiais que podem integrar esta pasta de documentação pedagógica.

O Projeto Somos Moçambique II é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…