Formação de agentes educativos de educação de infância

6 Jul, 2021

Os jardins de infância, que integram o Projeto Somos Moçambique II, encontram-se em fase de preparação para a reabertura, tendo em conta a revisão de medidas para a contenção da propagação da COVID-19, divulgadas pelo Decreto 30/2021da República de Moçambique. Entretanto, os agentes educativos já iniciaram a capacitação em pedagogia e resiliência.

Na primeira sessão da formação, refletiu-se sobre a situação das crianças que estão há mais de dois anos em casa (devido ao ciclone Idai -2019 e à pandemia 2020-2021) e sobre o tipo de respostas de acolhimento, atenção, escuta, expressão e diálogo que vão precisar por parte dos profissionais.

Num dos momentos da sessão, os agentes educativos iniciaram a personalização da sua própria pasta de trabalhos- desenharam, recortaram, colaram, conversaram e trocaram sugestões. A seguir trabalharam-se critérios de seleção, classificação e organização dos materiais que podem integrar esta pasta de documentação pedagógica.

O Projeto Somos Moçambique II é promovido pela FGS | Fundação Gonçalo da Silveira, pela FEC | Fundação Fé e Cooperação e VIDA – Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundo de Apoio à Reconstrução de Moçambique, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Campanha “Somos Moçambique”, em Portugal.

Últimas notícias…

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Como se sobrevive à pandemia nas ruas de Luanda?

Conheça esta realidade através do documentário Nzila Ngola (Angola’s Path) que será exibido amanhã, dia 21 de outubro no Festival de Cinema da UNICEF. Este documentário conta como os vendedores de rua e as crianças lutam pela sobrevivência nas ruas de Luanda durante a...

read more