JUSTIÇA CLIMÁTICA E COP26

26 Out, 2021

A 26ª Conferência das Partes (COP26) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) acontecerá em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021. Líderes mundiais, incluindo governos nacionais, empresas e sociedade civil irão reunir-se de forma a avançar com esforços globais para prevenir o aumento catastrófico das alterações climáticas. Espera-se, com expetativa, que decisões importantes sejam tomadas.

Recentemente, a CIDSE lançou um Policy Paper que apresenta uma breve síntese das principais mensagens e orientações sobre justiça climática no contexto da era COVID-19 e pós-COVID. Baseia-se na mais recente ciência do clima, na Doutrina Social da Igreja e na análise anterior da CIDSE sobre como atingir a meta de 1,5 ° C e a transição para a agroecologia e sistemas de energia renovável. As recomendações são organizadas em torno dos seguintes tópicos principais:

· Recuperação justa e mudança de sistemas pós-COVID-19

· Aumento da ambição e da emergência dentro das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs)

· Perdas e Danos

· Transição Energética Justa

· Finanças climáticas

· Mercados de carbono

· Clima e Agricultura

· Soluções de Geo-Engenharia e nature-based

· Livro de Regras do Acordo de Paris

 

Últimas notícias…

Presentes Solidários 2021: Dar a duplicar!

Presentes Solidários 2021: Dar a duplicar!

Os Presentes Solidários da FEC estão de volta, até 6 de janeiro, com uma nova imagem, que assinala os 15 anos da iniciativa. Este ano, com apenas 10€, pode garantir a alimentação básica de uma das 60 famílias apoiadas numa das cidades mais pobres de Mato Grosso, ou,...

read more