Fontanária em Namparwane aumenta a qualidade de vida da população

29 Out, 2021

O projeto das Escolinhas Comunitárias do Niassa tem como objetivo garantir a sua sustentabilidade através de iniciativas que apoiem o dia-a-dia das comunidades em que inserem.

Após a construção de 3 moageiras que servem para que as comunidades transformem em farinha o milho que produzem e que é a base da sua alimentação, foi realizado um furo de água e colocada uma fontanária na comunidade de Namparwane, zona de Lúrio, Distrito de Cuamba.

O impacto na qualidade de vida da população é notório, já que, o ponto de água mais próximo distava de 1hora de caminho, o que, associado à grande afluência de pessoas, impendia o abastecimento de água diário da comunidade.

Através do pagamento de uma taxa anual simbólica, os agregados familiares contribuem para a manutenção da fontanária e para o fundo de maneio das Escolinhas Comunitárias. A boa gestão e manutenção estão asseguradas por um comité comunitário no qual se incluem uma equipa de gestão, uma equipa de higiene e limpeza e uma equipa de manutenção. Esta equipa recebeu capacitação ministrada por uma técnica e um mecânico do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, estrutura governamental responsável pelos Assuntos de água ao nível do Distrito de Cuamba.

O apoio às necessidades primárias e sustentabilidade das Escolinhas Comunitárias do Niassa é uma atividade do Projeto Othukumana – Juntos III – Desenvolvimento Integrado da Criança na Província do Niassa, um projeto da Diocese de Lichinga em parceria com a FEC e com o apoio da Misereor e Kindermissionwerk.

Últimas notícias…

Presentes Solidários 2021: Dar a duplicar!

Presentes Solidários 2021: Dar a duplicar!

Os Presentes Solidários da FEC estão de volta, até 6 de janeiro, com uma nova imagem, que assinala os 15 anos da iniciativa. Este ano, com apenas 10€, pode garantir a alimentação básica de uma das 60 famílias apoiadas numa das cidades mais pobres de Mato Grosso, ou,...

read more