Preparar a COP26

5 Nov, 2021

De 22 a 24 de outubro, a uma semana da COP26, três jovens portugueses, voluntários da FEC na “Our Common Journey to COP26”, participaram em mais um campo internacional proposto pela CIDSE, organização que lidera esta iniciativa. 

Instalados na pequena cidade de Leuven, na Bélgica, jovens de 6 países juntaram-se para refletir sobre as Alterações Climáticas e, juntos, levar avante ações concretas de resposta ao que é hoje um dos maiores desafios da humanidade. 

Ao longo dos três dias, os cerca de 20 participantes tiveram a oportunidade de colaborar no Future Proof Festival, um festival sustentável organizado pela Broederlijk Delen, onde o vaivém de dezenas de pessoas lhes permitiu abrir portas à vasta diferença de realidades.  

Foi um fim-de-semana rico em propostas construtivas e diversas. O tempo foi dedicado a consolidar e estruturar conhecimentos sobre diversos temas em torno das Alterações Climáticas e dos seus impactos sociais, através de workshops como o Climate Fresk e o Catapa. Naturalmente, foi um tempo fortemente dedicado a compreender melhor a COP26, a pensar e a falar sobre esta Conferência que poderá mudar o rumo da história. 

Três dias tão completos não podiam terminar sem a planificação de propostas e ações concretas para serem partilhadas com as delegações da CIDSE que tomarão parte na Marcha Mundial pela Justiça Climática, que irá decorrer em mais de 200 países, no dia 6 de Novembro e onde os voluntários da FEC deixarão marcada a sua presença. 

Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade para aumentar a esperança e o sentido de comunidade, num apelo a agir urgentemente em prol da Nossa Querida Casa Comum e na certeza de que não estamos sozinhos neste caminho.  

Estas atividades integram o projeto #CoerênciaNaPresidência, uma parceria entre a FEC, o IMVF e a CIDSE, e financiado pelo Camões, I.P. 

Últimas notícias…

A caminho, para lá do horizonte

A caminho, para lá do horizonte

Artigo de Ana Patrícia Fonseca, publicado no Ponto SJ. Pode ser consultado aqui. Treinar o olhar para lá do horizonte que conseguimos alcançar é um exercício que exige persistência (individual e coletiva) e, sobretudo, vontade (pessoal e política). Existe um limite...

read more