Coerência na Presidência: 30 Jovens de todo o mundo participam num Campo Sustentável em Portugal

29 Abr, 2022

“Do coração à terra” é um campo internacional de jovens que se realiza, entre 27 de abril e 3 de maio de 2022, em Ourém, e que junta mais de 30 jovens (entre os 28 e os 35 anos) da Alemanha, Bélgica, Canadá, Eslováquia, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Suíça.

Estes jovens, através da iniciativa Change for the Planet – Care for the People, reúnem-se no acampamento, onde vivem uma experiência internacional de partilha, aprendizagem, e inspiração mútua sobre viver de forma sustentável e cuidar da Terra. No campo, estes jovens abordam com profundidade as consequências e causas das alterações climáticas, e refletem sobre a crise climática em comunhão com pessoas de diferentes contextos e realidades.

São jovens voluntários e colaboradores de organizações católicas membros da CIDSE – Rede Internacional de Organizações Católicas para o Desenvolvimento e este sábado (entre as 10h e as 16h) caminham até Fátima, ao longo de 18 km, lembrando que são necessárias ações concretas e urgentes por parte de governantes de todo o mundo, mas também um caminho de conversão ecológica com mudanças individuais ao alcance de todos.

“Este campo está a ser uma oportunidade de viver ao ritmo da terra, respeitando a individualidade de cada um e cuidando da nossa casa comum, apelando à urgência da mudança de políticas que protejam o planeta e cuidem das pessoas”, gestora do projeto Coerência na Presidência, um dos promotores da iniciativa.

O campo é organizado no âmbito da campanha da CIDSE, Change for the Planet – Care for the People, em parceria com a FEC- Fundação Fé e Cooperação (membro português da CIDSE) e a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, casa onde decorre o campo. Esta atividade está fortemente inspirada na encíclica Laudato Si’ e na história e identidade da Casa Velha – uma casa de encontro que promove a conversão ecológica.

Esta é uma iniciativa que se insere no projeto #CoerêncianaPresidência, uma parceria entre a FEC, o IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr e a CIDSE com o cofinanciamento do Camões, I.P..

 

Últimas notícias…