PRECASE entrega Certificados da Formação contínua e especializada
O Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE-GB) iniciado em 2019 e com término em dezembro de 2023, realizou a entrega de Certificados da Formação Contínua de Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Formação Contínua de Professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Secundário e da Formação especializada em Organização e Administração Escolar.
As Formações Contínuas de Professores de Ensino Básico e de Ensino Secundário perlongaram-se ao longo de 3 anos letivos a nível nacional, contabilizando um total de 540 horas e de 360 horas, respetivamente, e envolvendo cerca de 400 Professores.
A formação especializada em Organização e Administração Escolar teve uma duração total de 320 horas e decorreu ao longo de 3 anos, sendo realizadas 3 edições para os Diretores dos liceus a nível nacional e tendo sido capacitados 75 Diretores. O principal objetivo desta formação é contribuir para o aperfeiçoamento das competências dos Professores e Diretores das escolas públicas, possibilitando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e, consecutivamente, no sistema educativo da Guiné-Bissau.
Esta ação foi realizada no âmbito do Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PRECASE-GB), implementado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação, em parceria com o Ministério de Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica (MENESIC), com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-UL) e com Rede Nacional de Jardins de Infância da Guiné-Bissau (RENAJI-GB). É financiado pelo Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. (Camões, I.P.).
Últimas notícias…
Vítimas de Violência Baseada no Género com apoio mais facilitado na Guiné-Bissau
Um novo acordo entre a FEC e o Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU) da Guiné-Bissau vai facilitar o acesso a atendimento jurídico e psicossocial, por parte de vítimas de violência, casamento forçado e violência doméstica. Celebrado no passado dia 10, o...
Moçambique: melhor comunicação e aumento da inclusão nas salas de aula
Em Moçambique, o projeto Yamukela contribuiu para a redução das barreiras de comunicação e aumento da inclusão dos alunos nas salas de aula, formando 44 professores e 6 técnicos de Direções Distritais em Língua Gestual. Esta formação contempla 5 sessões dinamizadas...